Lula diz sim ao PT e lança pré-candidatura à Presidência

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, durante caminhada em Ipojuca, Pernambuco

Líder em todas as pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições, Lula aceitou ser presidente do PT.

O ex-presidente Lula aceitou ser presidente do PT e já planeja percorrer o país tentando reconstruir o partido, dando sinais de que pode mesmo concorrer ao Planalto nas próximas eleições.

“Lula é o Plano A do PT para 2018, mas ainda não se tem certeza se ele vai querer ser candidato. Seus últimos movimentos indicam que sim. Lula pediu a economistas sugestões para um programa econômico que sirva de contraponto ao projeto econômico do governo”, escreve o colunista político Raymundo Costa, do jornal Valor.

O jornalista ressalta que, hoje, o maior empecilho à candidatura é de ordem legal, e que seus adversários se movem para ampliá-los ainda mais.

“O ex-presidente já é réu em cinco processos em curso na Justiça Federal decorrentes de investigações no âmbito das operações Zelotes e Lava-Jato. Se for condenado em primeira e segunda instâncias, Lula se tornará inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, o que o presidente do PT, Rui Falcão, considera que seria o golpe dentro do golpe”.

Segundo o jornalista, o primeiro passo de Lula é a presidência do PT. As correntes do partido, as principais lideranças, o próprio Rui Falcão, atual presidente, os amigos de Lula conseguiram convencê-lo de que ele tem que ser o próximo comandante do PT, o que será referendado em congresso adiado de abril para junho.

O assunto estava encalacrado porque Lula dizia que não queria e que não podia também.

Nesse aspecto, teve influência a morte da mulher, Marisa Letícia. Lula ainda está muito abalado com a ausência dela. A amigos contou recentemente que entrava em casa, brigava com Marisa, mas ela estava lá; agora entra, não tem ninguém e sente muita falta dela.

Tomou então duas decisões: a primeira, é que vai mudar de casa, sair do apartamento onde mora. Lula autorizou os filhos a doar roupas e coisas de Marisa. A segunda decisão é por o pé na estrada para reestruturar e reorganizar o PT.

“Se depender de Rui Falcão, a candidatura Lula será lançada no congresso de junho. O movimento queremista deve engrossar. Tem o movimento de artistas, intelectuais, advogados e amigos que assinaram o manifesto segundo o qual ele tem que ser o candidato do PT em 2018”, conclui.

Lula lança pré-candidatura à Presidência

Segundo o jornal O Dia, faltando um ano e sete meses para as eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará sua pré-candidatura à Presidência.

O evento será dia 20, na sede do PT de São Paulo, e contará com a presença de artistas e intelectuais como Chico Buarque, Leonardo Boff e Aderbal Freire Filho. Dirigentes nacionais de partidos aliados, como PDT e PCdoB, também vão participar da cerimônia.

O objetivo dos petistas com tamanha antecedência é obter apoio popular e fortalecer — de certa forma até proteger — a imagem de Lula em meio à tormenta da Operação Lava Jato. A recente divulgação de pesquisas de intenção de voto, nas quais Lula aparece na liderança, animou a militância.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …