Lula assume candidatura à Presidência

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, que está preso há dois meses por ter sido condenado por corrupção, divulgou um manifesto em que assume a candidatura pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República.

“É para acabar com o sofrimento do povo que sou novamente candidato à Presidência da República. Assumo essa missão porque tenho uma grande responsabilidade com o Brasil e porque os brasileiros têm o direito de votar livremente num projeto de país mais solidário, mais justo e soberano, perseverando no projeto de integração latino-americana”, escreveu Lula na sua página oficial, da cadeia em Curitiba.

O manifesto foi lido integralmente em público na noite desta sexta-feira (8), em Minas Gerais, pela também ex-presidente Dilma Rousseff, durante o lançamento da pré-candidatura de Lula às eleições de outubro.

No entanto, a candidatura do ex-líder sindical é uma hipótese remota, uma vez que as leis eleitorais proíbem condenados em segunda instância, como é o caso, de concorrer a qualquer cargo público.

O antigo chefe de Estado foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro, num caso relacionado com o escândalo da Lava Jato, cumprindo pena há dois meses, em Curitiba.

No entanto, o PT mantém viva a esperança de uma candidatura presidencial de Lula, que aparece como favorito nas pesquisas, pedindo sua libertação, alegando que foi condenado injustamente. O partido lançou mesmo uma campanha para financiar a candidatura.

No manifesto, Lula volta a clamar inocência. “Há dois meses que estou preso, injustamente, sem ter cometido crime nenhum. Há dois meses estou impedido de percorrer o país que amo, levando a mensagem de esperança em um Brasil melhor e mais justo, com oportunidades para todos, como sempre fiz em 45 anos de vida pública”, refere.

“Não posso me conformar com o sofrimento dos mais pobres e o castigo que está se abatendo sobre a nossa classe trabalhadora, assim como não me conformo com minha situação”, diz Lula, que se apresenta como “preso político”.

O ex-sindicalista critica a política do atual governo, que na sua opinião protege os poderosos, e garante que sua eventual candidatura representa a “esperança em um Brasil melhor“.

“Um país em que todos possam fazer novamente três refeições por dia; em que as crianças possam frequentar a escola, em que todos tenham direito ao trabalho com salário digno e proteção da lei. Um país em que todo trabalhador rural volte a ter acesso à terra para produzir, com financiamento e assistência técnica”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Ser humano Enloquecido,sem noção do que fez,faz e continua fazendo.Petistas falidos,mamas na egua,Não querem se conformar com o fracasso da derrota.Não aceito tal candidatura.repúdio total.

    • Mas Helena, pense bem… os antipetistas se conformaram com a legítima reeleição da Dilma, ou seja, em suas palavras, com o “fracasso da derrota”? Não, pelo contrário. O Aécio, de birra, prometeu que ela não iria governar. E não governou nem mais um segundo, porque o vice traíra dela, o Temer, viu ali uma oportunidade incrível de subir à presidência sem precisar de eleitores, e o apoiou com tudo. O resultado estamos vendo: de uma situação de pleno-emprego, em 2014 (número percentual similar ao da Alemanha), estamos com o maior número de desempregados da nossa história – 1/4 da população! E o Brasil só não afunda de vez porque ficam vendendo o nosso patrimônio – como se, em nossa casa, fôssemos vendendo primeiro o carro, depois a geladeira, depois cortando a escola das crianças… por isso ainda não afundamos. Se vc foi uma das que foi na onda do pato, é a última a poder reclamar agora.

  2. Em 1500 essa linda terra chamada Brasil recebeu fugitivos da lei vindos de Portugal. Nosso legado talvez seja ser governado por seus descendentes.

  3. Sendo o Lula ou outro a se candidatar, eu quero e faço questão de ter meu direito ao voto !!!!! E aos perdededores, que saibam respeitar o meu direito de votar e à quem ganhou/venceu a disputa !!!! O povo escolhe e o povo tira se for preciso ! Mas é o povo quem decide!
    Todos nós já sabemos que todos defendem o seu interesse próprio , e o povo fica à mercê com as sobras do nada. TVs, jornais, revistas, partidos, congresso, plenário, judiciário e políticos defendem a sua classse e o que é bom pra si próprio. Isso é fato!!!!
    E quem defende a vontade e as necessidades do povo????
    Por favor, não me fale que é um ser humano, pois quem tentou fazer está morto, está fora ou preso!

  4. Só no Brasil, onde ficha limpa só deve servir pra esfregar na cara do povo que todos os políticos do Brasil são salafrários corruptos e maníacos sociopatas, e que vão continuar a roubar , já que a mesma não serve pra nada, que temos um candidato a presidência fazendo campanha de dentro da cadeia, prometendo tirar o povo do sofrimento provocado por ele mesmo, juntamente com uma corja sem fim de partidos e partidários, apoiados por um povo que parece que escolhe seus representantes conforme sua índole!

  5. Este larapio não respeita o Brasil, não se respeita e não respeita o povo Brasileiro, vai ser cara de pau assim no raio que o parta, lugar de bandido é na cadeia, não é afrontando o povo brasileiro não…

  6. Vamos lançar o Fernandinho Beira Mar que pode ser melhor que o Lula. Se a Gleise lançou o candidato dela eu também tenho o direito de lançar o meu candidato.

  7. quero pedir a você que tem folego de vida, seja qual for teu credo religioso, comece a clamar por esta nação todos os dias da sua vida, para que pelas mão de Deus, sejamos guiados.
    O País é rico, sustentável, com um povo subserviente….. só Deus para levantar um, que não se venda, e que não compre ninguém.
    O livro de provérbios 29;2 e 4 diz: Quando o governo é formado de homens justos e honestos, o povo vive feliz; mas, quando os líderes de uma nação são maus e desonestos, o povo chora de tristeza. ” UM REI JUSTO E HONESTO AJUDA SEU PAIS A CRESCER E VIVER EM PAZ; O REI QUE QUER FICAR RICO ÁS CUSTAS DO POVO ACABA DESTRUINDO A NAÇÃO”

  8. Como essa aberração não é doente mental, não sofre de demência (ao menos não foi diagnosticado), só lhe resta atestato de cara de pau, o ser humano mais descarado e sem escrúpulos de que já se teve notícias no planeta.

  9. Roger, acho que você viajou na maionese.
    Dizer que Dilma, não governou por causa de “birra” de Aécio, e que Temer é traíra, é no mínimo chamar os brasileiros de otários.
    Falar que em 2014, o Brasil, estava a todo vapor na taxa de emprego e comparar com os níveis da Alemanha, você só pode está de sacanagem.
    Faça um comparativo dos governos da Venezuela, de Hugo Chaves a Nicoláz Maduro (populistas e ditatoriais), e aos de Lula a Dilma (populistas enganadores), veja, compare as semelhanças de governo e filosofia.
    A Venezuela, era rica e próspera, Hugo Chaves, com seu populismo e assistencialismo começou a empobrecê-la, veio Maduro, após a morte de Chaves, acabou de vez, levando a Venezuela a pobreza e miséria de seu povo.
    No Brasil, não foi diferente. Brasil, pais rico e próspero, veio Lula, com seu populismo, assistencialismo, e suas bravatas, começou a empobrecer o país. Pior, com sua sede e ganância de poder, criou a maior facção criminosa, aliando-se a todo tipo de corrupto, depenando as estatais brasileiras, com todo tipo de corrupção.
    Passou o bastão pra Dilma, que com sua falta de conhecimento e ignorância, afundou o pais.
    Observe, que em 2014, pra se reeleger Dilma, mascarou a economia, baixando os preços de combustível e energia, pra logo em seguida explodir com os aumentos de preços, (ela deu um calote eleitoral nos brasileiros). Observe também que o número de brasileiros desempregados era de 12 milhões, hoje está em 14 milhões (como estava ao nível da Alemanha??? Só se for na tua cabeça). O Brasil tem 200 milhões de brasileiros, 1/4 da população de desempregados são 50 milhões, acho que você tem de estudar matemática, ou você aprendeu com Dilma.
    Depois de Dilma, o povo empobreceu e está na miséria. Observe quantas empresas quebraram ou fecharam, na desastrosa administração de Dilma. O Temer nunca me representou. Não se pode negar que ele fazia parte da cúpula do governo Lula/Dilma. Chamá-lo de traíra, é no mínimo querer enganar a sí próprio.
    O povo acordou, tirou Dilma, (não deixou o país chegar ao nível da Venezuela), só não tirou Temer, porque não quer eleição INDIRETA, que com certeza iria eleger outro esquerdista corrupto.
    O povo entende que após a saída de Temer, este deverá ser julgado e preso ao exemplo de Lula.
    E, se Deus quiser, um presidente honesto será eleito para o bem do Brasil e de seu povo

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …