‘Macaca de salto’: comentário sobre Michelle choca os EUA

dfid / Flickr

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama

Uma publicação racista no Facebook a respeito da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, ganhou redes sociais e a mídia no mundo inteiro e acabou resultando em uma campanha pela demissão da autora do post e pela renúncia de uma prefeita de uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental.

Tudo começou com uma publicação de Pamela Ramsey Taylor, que gerencia o Escritório de Desenvolvimento da região do Condado de Clay, na qual ela fez um comentário sobre a substituição da primeira-dama depois da eleição do republicano Donald Trump.

“Será revigorante ter uma primeira-dama requintada, bonita, digna na Casa Branca. Estou cansada de ver uma macaca de salto“, escreveu Taylor no Facebook.

A prefeita da cidade de Clay, Beverly Whaling, respondeu ao post de Pamela Ramsey Taylor. “Acabei de ganhar o dia, Pam.”

Clay tem uma população de 491 pessoas e, de acordo com o Censo de 2010, não há afro-americanos na cidade. Na região do Condado de Clay, como um todo, mais de 98% de seus habitantes são brancos.

Apesar da população da região ser pequena, a polêmica publicação de Taylor no Facebook foi vista por um canal local, o WSAZ, e se espalhou pelos Estados Unidos e pela imprensa internacional.

(ct) WSAZ

 O comentário no Facebook foi visto por um canal local, o WSAZ

O comentário no Facebook foi visto por um canal local, o WSAZ

Na sequência da polêmica, há agora um abaixo-assinado com 85 mil assinaturas pedindo que Taylor seja demitida e Whaling renuncie ao cargo.

Desculpas

Os jornais The Washington Post e New York Daily News relataram que Pamela Ramsey Taylor já foi retirada do cargo na segunda-feira, mas não há confirmação de que ela foi demitida.

O Escritório de Desenvolvimento da região do Condado de Clay, que Taylor gerenciava, recebe verbas dos governos estadual e federal e presta serviços para moradores idosos e de baixa renda da região.

Taylor deu uma entrevista ao canal local WSAZ, o primeiro a dar a notícia sobre a publicação no Facebook. Na entrevista, ela admite que suas palavras poderiam ser “interpretadas como racistas, mas, de maneira nenhuma, tinham intenção de ser”.

Ela afirma que apenas estava dando sua opinião pessoal sobre os atrativos de uma pessoa e não a cor da pele.

Já Beverly Whaling entregou uma declaração ao The Washington Post na qual a prefeita de Clay diz que seu comentário “não tinha intenção nenhuma de ser racista” e acrescenta um pedido de desculpas.

“Eu estava me referindo ao fato de ter ganho meu dia devido à mudança na Casa Branca! Sinto muitíssimo por qualquer ressentimento que isto possa ter causado! Quem me conhece sabe que não sou racista de jeito nenhum!”, escreveu.

Owens Brown, diretor do escritório da Virgínia Ocidental da organização National Association for the Advancement of Colored People – que luta contra o racismo – comentou que “é lamentável que as pessoas ainda tenham este tom racista”.

Infelizmente esta é uma realidade que temos que lidar nos Estados Unidos hoje. Não há lugar para este tipo de atitude em nosso Estado.”

A presidente do Partido Democrata em Virgínia Ocidental, Belinda Biafore, divulgou um pedido de desculpas a Michelle Obama “em nome dos meus companheiros, alpinistas”, em uma referência ao apelido dos moradores do Estado.

A Virgínia Ocidental realmente é melhor do que isso. Nós do Partido Democrata da Virgínia Ocidental vamos continuar lutando exatamente contra estes ideais radicais, odiosos e racistas”, escreveu Biafore na declaração.

// BBC

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …