Madrid reage preventivamente aos atentados da Catalunha. Este tipo de blindagem foi utilizado pela primeira vez na capital nas últimas festas natalinas, tendo ainda sido proibida a circulação de caminhões em vários pontos da cidade.
A Câmara Municipal de Madrid está colocando canteiros e pinos nas ruas centrais na sequência dos atentados na Catalunha, medida de segurança que já foi adotada em outras ocasiões quando a cidade acolheu eventos que envolvem multidões.
Fontes municipais confirmaram à agência de notícias espanhola EFE a colocação daqueles obstáculos em diversas ruas de Madrid por motivos de segurança. A disposição dos canteiros e pinos está sendo feita desde a noite desta quinta-feira (17).
Quatorze pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas no atentado terrorista em Barcelona, na tarde de quinta-feira. No meio da tarde, uma van avançou sobre uma calçada e atropelou dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade, tendo o ataque sido reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Durante a madrugada, a polícia catalã abateu cinco indivíduos em Cambrils (Tarragona) na sequência de um atropelamento que provocou ferimentos a seis pessoas, uma das quais morreu.
O Ministério do Interior, que coordena os dispositivos de segurança em matéria de terrorismo, foi quem ordenou a colocação daqueles obstáculos, para limitar a circulação de veículos em determinadas zonas mais frequentadas da cidade.
Este tipo de blindagem foi utilizado pela primeira vez em Madrid nas últimas festas natalinas, tendo ainda sido proibida a circulação de caminhões em vários pontos da cidade. A Espanha se encontra, desde junho de 2015, no nível 4 de alerta terrorista, o segundo mais alto.
Ciberia // ZAP