Maioria dos brasileiros teme novo coronavírus, aponta Datafolha

Simone Venezia / EPA

A maioria dos brasileiros teme o novo coronavírus e concorda com medidas restritivas para conter a propagação da doença, apontou um levantamento do instituto Datafolha divulgado neste domingo (22/03). Ao todo, 74% dos entrevistados disseram ter medo de ser contaminados.

Segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 99% dos entrevistados disseram ter conhecimento sobre o vírus, enquanto 97% afirmaram estar tomando precauções para não ser infectados.

Mesmo assim, 83% deles acreditam ter chances de contrair a covid-19. Outros 12% acham que não têm chances de ser infectados, e 5% não sabem. Entre as faixas etárias, o maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas é entre aqueles com mais de 60 anos (19%), que fazem parte do grupo de risco da doença.

A maioria dos brasileiros também concorda com medidas restritivas para tentar conter a pandemia. Ao todo, 95% dos entrevistados apoiam a suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, 94%, a suspensão de viagens de avião para outros países, e 92%, a suspensão das aulas.

O fechamento das fronteiras é apoiado por 92%, e a suspensão de jogos de futebol, por 91% dos ouvidos. Além disso, 90% concordam ser necessário evitar abraçar e beijar as pessoas, e 86%, evitar frequentar bares e restaurantes.

Suspender cultos e missas recebeu apoio de 82%, e trabalhar em casa, de 78%. Já o fechamento do comércio é apoiado por apenas 46%.

O Datafolha ainda questionou sobre o impacto da pandemia no cotidiano dos entrevistados. Ao todos, 37% deles pararam de trabalhar, porém apenas 1% está trabalhando de casa. Outros 55% deixaram de ir às aulas. A grande maioria (76%) interrompeu atividades de lazer, e 46% dos brasileiros evitam sair às ruas.

A maioria dos ouvidos considera o Brasil um pouco preparado para conter a crise (54%), enquanto 34% acham que o país não está pronto, e 10%, que o país está muito preparado. Metade dos entrevistados acredita que o surto atingirá principalmente os mais pobres, causando mais mortes nesse grupo da população.

O levantamento ouviu 1.558 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país entre os dias 18 e 20 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Até agora, o Ministério da Saúde confirmou 1.128 casos de coronavírus e 18 mortes em decorrência da covid-19, doença que já afeta todos os estados brasileiros. São Paulo é o estado com o maior número de infecções (459) e mortos (15), seguido do Rio de Janeiro (119 casos e 3 mortos).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …