Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Filipe Araújo / AGPT

Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano e sete meses de prisão.

Entre os entrevistados no levantamento publicado no jornal Folha de S. Paulo, 54% consideram que foi justa a soltura de Lula, contra 42% que a avaliam como injusta. Outros 5% não opinaram.

O ex-presidente foi solto depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar prisão após condenação em segunda instância, excluindo a possibilidade de um condenado começar a cumprir pena antes de esgotados todos os recursos da defesa. Ele havia sido preso em 7 de abril de 2018 pelo caso do tríplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato.

O apoio a Lula é maior entre os jovens de 16 a 24 anos com nível de escolaridade de nível fundamental: entre esse público, 61% consideram justa a libertação do petista. Já entre os que têm renda salarial de mais de dez salários mínimos, 59% reprovam a soltura.

A principal base de apoio do ex-presidente está na região Nordeste (71%) e entre os mais pobres (63%). Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro, 29% consideram justa a soltura e 66%, injusta.

O Datafolha avaliou ainda o grau de confiança das pessoas nas declarações de Lula: 25% disseram que sempre confiam, 36% responderam que somente às vezes, 37% nunca confiam e 2% disseram não saber.

O instituto comparou com o nível de confiança nas declarações de Bolsonaro, que apresentou resultados mais desfavoráveis: 43% disseram jamais confiar no presidente, enquanto 37% afirmam que às vezes confiam. Os que confiam sempre somam 19%.

A pesquisa entrevistou 2.948 pessoas em 176 cidades nos dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Além do caso do tríplex no Guarujá, Lula foi condenado em segunda instância por outra acusação, de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia.

Na semana passada, o petista foi inocentado no processo do chamado “quadrilhão do PT” , juntamente com a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …