Mais de 100 atletas brasileiros já estão em Taipei para Universíade

(dv) Fellipe Chargel / CBDU

Seleção Brasileira Universitária de futebol em momento de integração no centro cultural da Vila dos Atletas

Mais da metade dos atletas que vão representar o Brasil na Universíade de Taipei já chegou à cidade taiwanesa para se preparar para as provas. Segundo a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), 110 esportistas já viajaram para a Ásia e mais 71 vão se deslocar para o evento, que começa no próximo sábado (19).

Entre atletas, técnicos e dirigentes, o Brasil vai levar cerca de 300 pessoas para a 29ª edição do evento, que é a segunda maior competição esportiva do mundo em número de participantes. São previstos 10 mil competidores de 170 países. A única competição que supera esses números são os Jogos Olímpicos, que reuniram 11.238 atletas de 207 países no Rio de Janeiro, no ano passado.

Já chegaram a Taiwan os atletas brasileiros do futebol, vôlei, judô, taekwondo, levantamento de peso, tênis, saltos ornamentais e esgrima. Ainda faltam desembarcar as delegações de tênis de mesa, natação, atletismo, ginástica rítmica, badminton e wushu/kung fu.

Em solo asiático, os atletas do futebol e do vôlei já disputaram amistosos contra o México como parte da adaptação à ilha, cujo fuso horário difere da hora de Brasília em 11 horas. No futebol masculino, o Brasil empatou em 3 a 3; no feminino, o resultado foi uma vitória por 3×1; e no vôlei masculino, o Brasil venceu por três sets a dois. Não houve amistoso do vôlei feminino.

Estudante de educação física da Universo-GO, o jogador de futebol Gustavo Coelho Souza da Conceição acredita que o amistoso foi importante para adaptação ao clima de Taipei, que vive um verão quente e úmido nesta época do ano. A temperatura só aumenta com o fato de o campo do New Taipei City Xinzhuang Stadium ser de grama sintética.

“Foi bem proveitoso para dar uma acertada nos últimos detalhes e iniciar bem forte a competição”, avalia Gustavo.

Como na Olimpíada, os primeiros jogos de futebol vão ocorrer antes da abertura oficial do evento. O Brasil enfrenta a seleção feminina da Colômbia, no Chang Gung University Stadium, no dia 18, às 3h da manhã, horário de Brasília. O futebol masculino estreia contra a Rússia também no dia 18, no Hsinchu County Stadium, às 6h30, horário de Brasília.

Olímpicos

Entre os atletas que vão participar da Universíade, 19 disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um deles é o lutador de taekwondo Maicon Andrade, que foi medalha de bronze na categoria acima de 87kg.

A maior parte desses 19 atletas é da natação, que levará 10 deles. Um dos destaques do time é o nadador Henrique Martins, que, além de ter participado da Rio 2016, conquistou dois ouros e uma prata na Universíade anterior, na Coreia do Sul, em 2015.

Vila dos Atletas

Os brasileiros que já chegaram a Taiwan estão hospedados na Vila dos Atletas, um complexo de 34 edifícios, sendo 23 de apartamentos e 11 de serviços relacionados aos jogos. Construída no Linkou District, a vila foi aberta em 12 de agosto e depois do evento deve passar por uma reforma para servir como moradia popular.

A vila é equipada com um restaurante com capacidade para servir até 3,5 mil refeições diárias por vez, totalizando até 40 mil refeições nos dias de maior movimento.

No cardápio, estão pratos de diferentes culinárias, como massas italianas, asiática, vegetariana e halal. Comidas típicas do país sede também estão na programação, como rolinhos primavera taiwaneses e sopa de macarrão com carne.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …