Mais de 100 atletas brasileiros já estão em Taipei para Universíade

(dv) Fellipe Chargel / CBDU

Seleção Brasileira Universitária de futebol em momento de integração no centro cultural da Vila dos Atletas

Mais da metade dos atletas que vão representar o Brasil na Universíade de Taipei já chegou à cidade taiwanesa para se preparar para as provas. Segundo a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), 110 esportistas já viajaram para a Ásia e mais 71 vão se deslocar para o evento, que começa no próximo sábado (19).

Entre atletas, técnicos e dirigentes, o Brasil vai levar cerca de 300 pessoas para a 29ª edição do evento, que é a segunda maior competição esportiva do mundo em número de participantes. São previstos 10 mil competidores de 170 países. A única competição que supera esses números são os Jogos Olímpicos, que reuniram 11.238 atletas de 207 países no Rio de Janeiro, no ano passado.

Já chegaram a Taiwan os atletas brasileiros do futebol, vôlei, judô, taekwondo, levantamento de peso, tênis, saltos ornamentais e esgrima. Ainda faltam desembarcar as delegações de tênis de mesa, natação, atletismo, ginástica rítmica, badminton e wushu/kung fu.

Em solo asiático, os atletas do futebol e do vôlei já disputaram amistosos contra o México como parte da adaptação à ilha, cujo fuso horário difere da hora de Brasília em 11 horas. No futebol masculino, o Brasil empatou em 3 a 3; no feminino, o resultado foi uma vitória por 3×1; e no vôlei masculino, o Brasil venceu por três sets a dois. Não houve amistoso do vôlei feminino.

Estudante de educação física da Universo-GO, o jogador de futebol Gustavo Coelho Souza da Conceição acredita que o amistoso foi importante para adaptação ao clima de Taipei, que vive um verão quente e úmido nesta época do ano. A temperatura só aumenta com o fato de o campo do New Taipei City Xinzhuang Stadium ser de grama sintética.

“Foi bem proveitoso para dar uma acertada nos últimos detalhes e iniciar bem forte a competição”, avalia Gustavo.

Como na Olimpíada, os primeiros jogos de futebol vão ocorrer antes da abertura oficial do evento. O Brasil enfrenta a seleção feminina da Colômbia, no Chang Gung University Stadium, no dia 18, às 3h da manhã, horário de Brasília. O futebol masculino estreia contra a Rússia também no dia 18, no Hsinchu County Stadium, às 6h30, horário de Brasília.

Olímpicos

Entre os atletas que vão participar da Universíade, 19 disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um deles é o lutador de taekwondo Maicon Andrade, que foi medalha de bronze na categoria acima de 87kg.

A maior parte desses 19 atletas é da natação, que levará 10 deles. Um dos destaques do time é o nadador Henrique Martins, que, além de ter participado da Rio 2016, conquistou dois ouros e uma prata na Universíade anterior, na Coreia do Sul, em 2015.

Vila dos Atletas

Os brasileiros que já chegaram a Taiwan estão hospedados na Vila dos Atletas, um complexo de 34 edifícios, sendo 23 de apartamentos e 11 de serviços relacionados aos jogos. Construída no Linkou District, a vila foi aberta em 12 de agosto e depois do evento deve passar por uma reforma para servir como moradia popular.

A vila é equipada com um restaurante com capacidade para servir até 3,5 mil refeições diárias por vez, totalizando até 40 mil refeições nos dias de maior movimento.

No cardápio, estão pratos de diferentes culinárias, como massas italianas, asiática, vegetariana e halal. Comidas típicas do país sede também estão na programação, como rolinhos primavera taiwaneses e sopa de macarrão com carne.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …