Manifestantes protestam em Tel Aviv a poucas horas do reconfinamento em Israel

US Department of State / Wikimedia

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

Centenas de israelenses foram às ruas na noite desta quinta-feira (17) protestar contra o reconfinamento determinado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a partir desta sexta-feira (18) em Israel.

O isolamento imposto nas próximas três semanas, para conter a epidemia de coronavírus que voltou a assolar o país, deixa muitos habitantes preocupados com o desemprego e o agravamento da crise econômica.

O isolamento forçado dos israelenses coincide com o início dos feriados mais importantes do calendário religioso judaico: Rosh Hashana (Ano Novo), Yom Kipur (Dia do Perdão) e Sucot (Festa das Cabanas ou das Colheitas), que começam nesta sexta e se estendem até 11 de outubro.

“Quando Netanyahu anunciou o reconfinamento, pensei em me matar”, disse Yael, uma israelense que participou do protesto noturno em Tel Aviv. Para essa secretária de 60 anos, que trabalhava em um escritório de arquitetura e perdeu seu emprego por causa da crise, o fechamento da economia, anunciada no último domingo por Netanyahu, não é um bom presságio.

“A economia está declinando, as pessoas estão perdendo seus empregos, estão deprimidas. E para quê? Para nada”, disse Yael durante a manifestação que reuniu entre 300 e 400 pessoas na principal cidade do país. “A Europa está gradualmente voltando ao normal e nós, em Israel, estamos voltando para trás”, lamentou.

Os israelenses aceitaram sem reclamar o primeiro “lockdown”, nos meses de março e abril, que coincidiu com a Páscoa judaica. Mas desta vez estão frustrados e sobretudo inquietos com a situação financeira.

O país de 9 milhões de habitantes registrou oficialmente mais de 172.000 casos de coronavírus, incluindo 1.163 mortes, desde o início da pandemia. Depois de cerca de dez semanas de restrições, o contágio parecia controlado.

Mas com a reabertura rápida, a partir de junho, o vírus voltou a circular com intensidade. De acordo com a contagem da agência AFP, Israel foi a nação do mundo que registrou a maior taxa de contaminações por Covid-19 nas duas últimas semanas.

“O sistema de saúde levantou a bandeira vermelha na semana passada (…) Temos feito de tudo para tentar encontrar um equilíbrio entre as necessidades de saúde e econômicas, mas estamos testemunhando um aumento preocupante da contaminações e do número de doentes em estado grave nos últimos dois dias”, explicou Netanyahu em um pronunciamento transmitido pela TV na noite de quinta-feira.

Ele acrescentou que não hesitaria, se necessário, em endurecer as medidas de restrição, que são mal digeridas por uma parcela da população.

“Medida agressiva”

“É uma medida agressiva, que assola a economia e que não serve para deter a epidemia. A única razão de o governo impor um novo confinamento é que ele está totalmente perdido (… ), porque falhou completamente na gestão do coronavírus“, criticou o líder de oposição Yair Lapid.

Os israelenses não poderão se deslocar a mais de 500 metros de suas casas, exceto para ir ao supermercado, à farmácia ou ao trabalho, se for uma profissão considerada essencial.

Exceções estão planejadas, como ir a um “funeral ou circuncisão”, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira. As autoridades impuseram restrições aos locais de culto. Como as sinagogas geralmente ficam lotadas nos dois dias de Rosh Hashanah e especialmente no Yom Kipur, neste ano os fiéis só poderão orar nas sinagogas de acordo com o tamanho do templo, se for possível garantir o distanciamento físico.

Pela primeira vez em sua história, a Grande Sinagoga de Jerusalém não sediará as celebrações do Ano Novo Judaico devido às restrições impostas para combater a epidemia.

Este novo confinamento também deve impedir as manifestações que ocorrem há três meses em frente à residência oficial do primeiro-ministro, localizada na rua Balfour, em Jerusalém. Aos sábados à noite, milhares de israelenses insatisfeitos com os escândalos de corrupção envolvendo Netanyahu se reúnem para denunciar a gestão econômica do governo e área da saúde, em meio à pandemia.

Para Yaniv Segal, um jovem membro da “Frente Rosa”, um grupo ativista pelos “mais fracos” em uma sociedade “cada vez mais cruel”, o confinamento “não é a solução certa para tratar o coronavírus”. “A restrição é política! É para impedir as manifestações em Balfour”, disse ele.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …