Israel: presidente pede a Benny Gantz para formar novo governo

O presidente de Israel Reuven Rivlin solicitou na noite desta quarta-feira ao ex-chefe comandante do Exército Benny Gantz para tentar formar um novo governo e superar o mais longo impasse político da história do país.

O pedido acontece após o fracasso do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em costurar uma coligação que garantisse a sua permanência no poder.

O presidente Reuven Rivlin fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na mídia. Ele afirmou que os partidos israelenses devem fazer concessões para aceitar alianças e superar a crise. Benny Gantz, do partido Azul e Branco de centro esquerda, prometeu “formar um governo de união liberal”. “Liberal” significa dizer sem a influência de partidos religiosos, aliados de Benjamin Netanyahu.

Como Netanyahu, ele terá 28 dias para costurar uma coalizão, mas pode enfrentar as mesmas dificuldades que seu adversário. Benny Gantz venceu as eleições de 17 de setembro, mas não tem maioria no Parlamento. Seus aliados da esquerda e o apoio de alguns parlamentares árabes israelenses não lhe são suficientes para garantir os 61 parlamentares necessários para formar um governo viável.

Os negociadores do partido Azul e Branco e do Likud, do premiê conservador Netanyahu, devem se encontrar nesta quinta-feira (24) para buscar um acordo. Um governo de união parece ser uma das únicas soluções para impedir que Israel volte às urnas pela terceira vez em 2019. O país está mergulhado num impasse político desde as primeiras eleições legislativas de abril.

Evitar novas eleições

O presidente israelense prometeu na noite desta quarta-feira que fará tudo para evitar novas eleições. Se Benny Gantz fracassar em um mês, ele poderá pedir à maioria dos deputados a indicação de um candidato. Mas analistas acreditam que uma nova votação seria quase inevitável.

Netanyahu anunciou na segunda-feira que desistia de tentar formar uma nova coalizão. Político veterano, primeiro-ministro por treze anos – incluindo dez sem interrupção – Benjamin Netanyahu acusou seu rival, um novato na política, de ter atrapalhado seus esforços para montar um governo de união nacional. Ele tentava permanecer no poder, apesar de um possível indiciamento por corrupção

Durante as negociações nas últimas semanas, o Likud, partido de direita de Netanyahu, tentou fazer com que os centristas aceitassem um compromisso, elaborado pelo presidente Rivlin, segundo o qual Netanyahu e Gantz se revezariam na posição de chefe de governo.

O líder do Azul e Branco não aceitou a proposta, por considerar que seu partido, que conquistou 33 cadeiras contra 32 para o Likud, deveria ser o primeiro a tentar liderar o governo. Durante a campanha, ele garantiu que não governaria com Netanyahu, visado pela justiça.

Por enquanto, os dois blocos, de direita com 55 deputados e o Azul e Branco com 54, estão irredutíveis. Netanyahu complicou as negociações dizendo que continuaria governando com os partidos religiosos, seus aliados mais leais, uma proposta impossível para os centristas que respaldam Benny Gantz.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …