Cientistas constroem máquina para gerar superposição quântica de possíveis futuros

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang (Cingapura) e da Universidade Griffith (Austrália) construiu um protótipo de uma máquina capaz de gerar todos os futuros possíveis em uma superposição quântica simultânea.

Mile Gu, professor da Universidade Tecnológica de Nanyang que desenvolveu o algoritmo quântico que sustenta o protótipo, afirma que, quando pensamos sobre o futuro, somos confrontados por uma vasta gama de possibilidades que crescem exponencialmente.

“Por exemplo, mesmo se tivermos apenas duas possibilidades para escolher entre a cada minuto, em menos de meia hora haverá 14 milhões de futuros possíveis. Em menos de um dia, o número excede o número de átomos no universo”, explica.

O que ele e seu grupo de pesquisa perceberam, no entanto, é que um computador quântico pode examinar todos esses futuros possíveis colocando-os em uma superposição quântica. Mas como?

Os pesquisadores de Cingapura decidiram unir forças com um grupo experimental liderado pelo professor Geoff Pryde da Universidade Griffith. Juntos, os cientistas criaram um processador de informação quântica fotônico no qual os possíveis resultados futuros de um processo de decisão são representados pelas localizações de fótons (partículas quânticas de luz).

O estado do dispositivo quântico é uma superposição de múltiplos futuros potenciais, ponderados pela sua probabilidade de ocorrência.

“O funcionamento deste dispositivo é inspirado pelo ganhador do Prêmio Nobel Richard Feynman. Ele notou que, quando uma partícula viaja do ponto A para o ponto B, não segue necessariamente um único caminho. Em vez disso, ela cruza simultaneamente todos os caminhos possíveis que conectam os pontos. Nosso trabalho amplia esse fenômeno para modelar futuros estatísticos”, esclarece o Dr. Jayne Thompson, membro da equipe.

Uma característica fundamental do processador fotônico é que ele cria uma superposição quântica de todas as possíveis trajetórias futuras nas quais o sistema pode evoluir. Essa superposição permite aos pesquisadores introduzir e demonstrar a ideia de comparar futuros estatísticos de dois processos clássicos via interferência quântica.

A máquina já demonstrou uma aplicação, medindo o quanto o viés em relação a uma escolha específica no presente impacta o futuro. “Nossa abordagem é sintetizar uma superposição quântica de todos os futuros possíveis para cada viés”, explica Farzad Ghafari, membro da equipe da Austrália. “Ao interferirmos nessas superposições, podemos evitar completamente olhar para cada possível futuro individualmente”.

Como muitos algoritmos atuais de inteligência artificial aprendem ao observar como pequenas mudanças em seu comportamento podem levar a diferentes resultados futuros, as técnicas deste estudo podem permitir que IAs aprimoradas aprendam o efeito de suas ações com muito mais eficiência.

O protótipo atual simula no máximo 16 futuros simultaneamente, mas o algoritmo quântico subjacente pode, em princípio, ser escalado de forma ilimitada. O artigo sobre as descobertas foi publicado na revista científica Nature Communications.

É isso que torna o campo tão empolgante”, conta Pryde. “Assim como poucos imaginavam os muitos usos dos computadores clássicos nos anos 1960, ainda estamos no escuro sobre o que os computadores quânticos podem fazer. Cada descoberta de um novo aplicativo fornece mais um ímpeto para o seu desenvolvimento tecnológico”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …