Cientistas constroem máquina para gerar superposição quântica de possíveis futuros

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang (Cingapura) e da Universidade Griffith (Austrália) construiu um protótipo de uma máquina capaz de gerar todos os futuros possíveis em uma superposição quântica simultânea.

Mile Gu, professor da Universidade Tecnológica de Nanyang que desenvolveu o algoritmo quântico que sustenta o protótipo, afirma que, quando pensamos sobre o futuro, somos confrontados por uma vasta gama de possibilidades que crescem exponencialmente.

“Por exemplo, mesmo se tivermos apenas duas possibilidades para escolher entre a cada minuto, em menos de meia hora haverá 14 milhões de futuros possíveis. Em menos de um dia, o número excede o número de átomos no universo”, explica.

O que ele e seu grupo de pesquisa perceberam, no entanto, é que um computador quântico pode examinar todos esses futuros possíveis colocando-os em uma superposição quântica. Mas como?

Os pesquisadores de Cingapura decidiram unir forças com um grupo experimental liderado pelo professor Geoff Pryde da Universidade Griffith. Juntos, os cientistas criaram um processador de informação quântica fotônico no qual os possíveis resultados futuros de um processo de decisão são representados pelas localizações de fótons (partículas quânticas de luz).

O estado do dispositivo quântico é uma superposição de múltiplos futuros potenciais, ponderados pela sua probabilidade de ocorrência.

“O funcionamento deste dispositivo é inspirado pelo ganhador do Prêmio Nobel Richard Feynman. Ele notou que, quando uma partícula viaja do ponto A para o ponto B, não segue necessariamente um único caminho. Em vez disso, ela cruza simultaneamente todos os caminhos possíveis que conectam os pontos. Nosso trabalho amplia esse fenômeno para modelar futuros estatísticos”, esclarece o Dr. Jayne Thompson, membro da equipe.

Uma característica fundamental do processador fotônico é que ele cria uma superposição quântica de todas as possíveis trajetórias futuras nas quais o sistema pode evoluir. Essa superposição permite aos pesquisadores introduzir e demonstrar a ideia de comparar futuros estatísticos de dois processos clássicos via interferência quântica.

A máquina já demonstrou uma aplicação, medindo o quanto o viés em relação a uma escolha específica no presente impacta o futuro. “Nossa abordagem é sintetizar uma superposição quântica de todos os futuros possíveis para cada viés”, explica Farzad Ghafari, membro da equipe da Austrália. “Ao interferirmos nessas superposições, podemos evitar completamente olhar para cada possível futuro individualmente”.

Como muitos algoritmos atuais de inteligência artificial aprendem ao observar como pequenas mudanças em seu comportamento podem levar a diferentes resultados futuros, as técnicas deste estudo podem permitir que IAs aprimoradas aprendam o efeito de suas ações com muito mais eficiência.

O protótipo atual simula no máximo 16 futuros simultaneamente, mas o algoritmo quântico subjacente pode, em princípio, ser escalado de forma ilimitada. O artigo sobre as descobertas foi publicado na revista científica Nature Communications.

É isso que torna o campo tão empolgante”, conta Pryde. “Assim como poucos imaginavam os muitos usos dos computadores clássicos nos anos 1960, ainda estamos no escuro sobre o que os computadores quânticos podem fazer. Cada descoberta de um novo aplicativo fornece mais um ímpeto para o seu desenvolvimento tecnológico”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …