“Maratonas de séries” afetam a qualidade do sono

(dv) Netflix

Desde a popularização dos serviços de streaming, “maratonar seriados” – assistir a vários episódios de uma série de uma só vez – se tornou algo bastante comum. No entanto, a prática pode deixar as pessoas cada vez mais alertas, prejudicando a qualidade do sono.

De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Clinical Sleep Medicine, a prática de “maratonar seriados” pode deixar as pessoas cada vez mais alertas, prejudicando a qualidade do sono.

Para investigar os hábitos de entretenimento dos jovens e suas relações com o sono, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, entrevistaram 423 pessoas entre os 18 e 25 anos, durante um mês, sobre o uso de dispositivos móveis, televisão e computador.

A maioria dos estudantes, cerca de 80%, disse que já fez maratonas de séries, e 40% disseram ter feito recentemente, durante o próprio período de estudo – entre eles, 28% maratonaram mais de uma vez e 7%, quase todos os dias.

A respeito da frequência e duração dessas maratonas, os homens disseram fazê-las menos do que as mulheres, mas assistiam quase o dobro de episódios por sessão.

Já sobre a qualidade do sono, os participantes dormiam, em média, sete horas e 37 minutos por noite – mesmo assim, os que costumavam fazer as maratonas com mais frequência mostraram maior cansaço e pior qualidade do sono comparados àqueles que não fazem maratonas.

A razão para isso, segundo os pesquisadores, seria o estado de alerta causado pelos episódios, que continua mesmo após o fim da sessão e afeta o sono.

“O enredo desses seriados tende a prender o espectador. Eles se envolvem intensamente com o conteúdo e podem continuar pensando na série quando decidem dormir”, disse Liese Exelmans, principal autora do estudo, ao Science Daily.

Muitas vezes essa vontade de continuar assistindo é intencional. Segundo os especialistas, as pessoas ficam tão absortas que não percebem que o “só mais um episódio” é repetido diversas vezes.

Isso atrasa o adormecer ou, em outras palavras, requer um período mais longo para ‘esfriar a mente’ antes de dormir, afetando o sono em geral”, explicou Liese. “Eles podem não querer assistir muito, mas acabam fazendo isso de qualquer maneira.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …