Maratonas de séries ou filmes contribuem para o aquecimento global, diz estudo

Dois estudos publicados nos Estados Unidos vieram para mostrar um lado que pouca gente pensa sobre o mundo do streaming de conteúdo: a poluição gerada.

E, de acordo com os pesquisadores, a atividade pode parecer mais verde, mas é só aparência mesmo, com um dos relatórios projetando um aumento de 0,3% nas emissões de carbono por conta das atividades, um total que só deve dobrar ao longo dos próximos anos.

A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Nature, que associa a necessidade cada vez maior de data centers e sistemas de transmissão a um aumento na poluição gerada pela indústria da tecnologia.

E enquanto nomes como Google, Apple e Facebook trabalham para se tornarem sustentáveis, o mesmo não pode ser dito das companhias de streaming de conteúdo, que não fazem esforços nesse sentido ou não caminham nele em velocidade equivalente às suas necessidades energéticas.

Um segundo estudo segue nesse mesmo sentido e afirma com veemência que o consumo de conteúdo por streaming pode até parecer mais limpo do que a velha atividade de ir à locadora, mas essa é apenas uma sensação.

De acordo com a consultoria Shift Project, meia hora de seriado ou filme equivale a um passeio de carro de 6,2 quilômetros, distância, inclusive, maior do que a costumeira para chegar a um velho estabelecimento do tipo nas grandes cidades.

De acordo com a pesquisa, o mercado global de streaming gerou, em 2018, a mesma quantidade de emissões de carbono do que toda a Espanha. A Shift Project prevê esse total dobrando, também, nos próximos anos, na medida em que mais plataformas são lançadas, usuários assinam os serviços e mais shows são disponibilizados ao público.

O Greenpeace concorda com essa noção e aponta o aumento nas resoluções e na qualidade como um fator a ser considerado. Arquivos maiores exigem mais espaço, com data centers em expansão e, logicamente, maior gasto de energia. Novamente, a conta não fecha, com o crescimento das infraestruturas nem de longe acompanhando a popularização da energia limpa ou das iniciativas sustentáveis.

Estimativas do próprio mercado da tecnologia desenham esse cenário. De acordo com a Huawei, por exemplo, 4% de toda a eletricidade gerada no mundo será consumida pelos data centers até 2030, enquanto, já em 2022, 80% de todo o tráfego de internet será composto por conteúdos via streaming.

Novamente, é uma conta que não parece fechar direito, principalmente quando se leva em conta que, em casa, o aumento no consumo de televisores de tela plana e resoluções 4K também levaram a um incremento de 30% na utilização de energia.

O Greenpeace, porém, sabe que pedir uma redução no uso do streaming não é adequado, portanto, volta seu foco para as empresas. A ideia é trabalhar em iniciativas para garantir que as plataformas de streaming passem a usar energia sustentável e contribuam para projetos dessa categoria, de forma a reduzir seu impacto poluente no meio ambiente.

A organização pede que os usuários façam o mesmo e deem preferência a plataformas que já funcionam em ambientes dessa categoria.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …