María ganha 3 mil dólares por mês; e é moradora de rua em Silicon Valley

María García é um dos muitos casos de moradores de rua em Silicon Valley, nos EUA, que, apesar de terem emprego, não conseguem ganhar o suficiente para manter uma casa onde morar.

A história chega através de Maria João Bourbon, jornalista do jornal português Expresso, que esteve nos EUA, mais precisamente em Silicon Valley, região na Califórnia onde estão sediadas as maiores empresas de tecnologia, com María García.

A norte-americana de 45 anos trabalha em tempo integral, ganha 3 mil dólares por mês (mais de R$ 12 mil), paga impostos como qualquer outro cidadão que vive no país. Então, como se explica que seja uma moradora de rua?

De acordo com a reportagem, publicada no sábado (25) na Revista E, María não tem mais do que o carro para viver. O fim de um casamento de oito anos a empurrou para as ruas e, não tendo com quem viver, viu no automóvel aquilo que seria uma “casa temporária”.

A norte-americana está “parada” no estacionamento de uma pequena igreja batista em São José. No carro, “organizou e compartimentou toda a sua vida”, desde roupas sujas e lavadas, sapatos, produtos de higiene e outros objetos pessoais.

É também esse mesmo carro que a leva ao posto de trabalho todos os dias, o hospital Kaiser Permanente, onde trabalha como recepcionista. Antes, era ali que estacionava durante a noite para dormir em segurança.

É americana, trabalha a tempo inteiro, paga impostos, mas não tem mais do que o carro para viver. Aos 45 anos, os sonhos…

Posted by Expresso on Saturday, August 25, 2018

Apesar de um emprego que “paga bem”, María não consegue fazer frente ao alto nível de vida de Silicon Valley, onde, na cidade de São José, o aluguel médio de um apartamento com apenas um quarto ronda os 2.666 dólares por mês, quase R$ 11 mil por mês.

Sozinha e sem conhecer ninguém na cidade californiana, a americana não consegue aguentar um aluguel. “E ainda há água e luz para pagar, o seguro e despesas do carro, impostos, alimentação… Esquece, não consigo”, lamenta à jornalista.

Ninguém diria que María dorme no carro. Sai “bonita, arrumada e de roupa lavada” para mais um dia de trabalho. Mas, por trás da aparência, está uma mulher que já passou muitas “noites mal dormidas” e com “medo de ser descoberta” (nesta região não é permitido por lei pernoitar no veículo).

À revista, María recorda os momentos de “desespero” que já passou, com coisas tão simples como se manter limpa. Antes de descobrir os banheiros da academia para os funcionários do hospital, chegou a ficar duas semanas sem tomar banho, tentando fazê-lo à pressa no lavatório de um McDonald’s ou de outra cadeia de fast food.

Já levou “nãos atrás de nãos” ao tentar um lugar nos vários abrigos disponibilizados pelo Estado norte-americano. Resta manter a esperança de conseguir uma vaga dentro do mesmo hospital em Fresno, na Califórnia Central, onde sempre viveu (as transferências podem demorar “um ano e meio”) ou ver seu nome no topo da lista para obter uma habitação permanente, o que pode demorar três anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …