“Vitória contra o machismo e as fake news”. Foi assim que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) classificou a determinação do Ministério Público de Minas Gerais, que obrigou o deputado estadual Cabo Júlio (PMDB-MG) a pedir desculpas públicas à parlamentar no plenário da assembleia mineira.
Em 2016, o deputado chamou por três vezes a parlamentar petista de “vaca” ao comentar uma suposta declaração de Rosário sobre o caso de um motorista da Uber que era ex-policial militar e que reagiu a um assalto.
“O que essa, me perdoe a palavra, essa ‘vaca’ estava dizendo, estava dizendo assim, que não era para o policial ter reagido, policial vítima do assalto ter reagido (…) Que pra falar uma bobeira dessa era melhor essa ‘vaca’ calar a boca. (…) Deputada Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul, enfie a sua língua onde você quiser, mas não fale esse tanto de bobagem não. Sua ‘vaca’”, disse Cabo Júlio na ocasião.
Acontece que ele se referia a uma notícia falsa. Maria do Rosário jamais comentou o caso do policial e foi alvo de uma montagem divulgada nas redes sociais. A deputada, então, acionou o Ministério Público de Minas Gerais, que determinou a retratação pública do deputado. O pedido de desculpas foi feito nesta terça-feira (6).
Por meio de nota, Maria do Rosário comemorou o pedido de desculpas. “A retratação é simbólica e representa o resgate de princípios de respeito à dignidade humana que cabe a todos os cidadãos observar. Ainda mais fundamental que sejam observados por quem exerce autoridade pública, que devem ser exemplo positivo para a sociedade”, afirmou no texto.
Confira o pedido de desculpas do deputado Cabo Júlio.
Ciberia // Revista Fórum
Deveria ter pedido desculpas à todas as VACAS !!!
Pq nao citar o nome do tao nobre deputado na manchete?
Caro Samorai,
O nome da deputada Maria do Rosário foi incluído para ajudar o leitor a relembrar facilmente o caso na primeira leitura.
No entanto, o nome do deputado Cabo Júlio não foi incluído por um direcionamento editorial com relação ao tamanho de nossos títulos.