Depois de chamar Maria do Rosário de “vaca”, deputado é obrigado a pedir desculpas em plenário

Jean-Marc Ferré / UN

A deputada Maria do Rosário (PT-RS)

“Vitória contra o machismo e as fake news”. Foi assim que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) classificou a determinação do Ministério Público de Minas Gerais, que obrigou o deputado estadual Cabo Júlio (PMDB-MG) a pedir desculpas públicas à parlamentar no plenário da assembleia mineira.

Em 2016, o deputado chamou por três vezes a parlamentar petista de “vaca” ao comentar uma suposta declaração de Rosário sobre o caso de um motorista da Uber que era ex-policial militar e que reagiu a um assalto.

“O que essa, me perdoe a palavra, essa ‘vaca’ estava dizendo, estava dizendo assim, que não era para o policial ter reagido, policial vítima do assalto ter reagido (…) Que pra falar uma bobeira dessa era melhor essa ‘vaca’ calar a boca. (…) Deputada Maria do Rosário, do Rio Grande do Sul, enfie a sua língua onde você quiser, mas não fale esse tanto de bobagem não. Sua ‘vaca’”, disse Cabo Júlio na ocasião.

Acontece que ele se referia a uma notícia falsa. Maria do Rosário jamais comentou o caso do policial e foi alvo de uma montagem divulgada nas redes sociais. A deputada, então, acionou o Ministério Público de Minas Gerais, que determinou a retratação pública do deputado. O pedido de desculpas foi feito nesta terça-feira (6).

Por meio de nota, Maria do Rosário comemorou o pedido de desculpas. “A retratação é simbólica e representa o resgate de princípios de respeito à dignidade humana que cabe a todos os cidadãos observar. Ainda mais fundamental que sejam observados por quem exerce autoridade pública, que devem ser exemplo positivo para a sociedade”, afirmou no texto.

Confira o pedido de desculpas do deputado Cabo Júlio.

Ciberia // Revista Fórum

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro Samorai,
      O nome da deputada Maria do Rosário foi incluído para ajudar o leitor a relembrar facilmente o caso na primeira leitura.
      No entanto, o nome do deputado Cabo Júlio não foi incluído por um direcionamento editorial com relação ao tamanho de nossos títulos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A bondade não compensa (quem é simpático corre mais risco de falência)

As pessoas mais afáveis, com personalidades generosas e cordiais, tendem a se sair pior financeiramente do que as que são menos “boazinhas”, concluiu um estudo das Universidades de Columbia (EUA) e College London (Reino Unido). Os …

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …