“Masculinidade” é critério para ser policial no Brasil

Fernando Frazão / ABr

A Polícia Militar (PM) incluiu em um concurso no estado do Paraná alguns requisitos que tem gerado polêmica, uma vez que é valorizada a “masculinidade” dos candidatos.

São 67 os critérios avaliados no exame psicológico para os postos de cadete oferecidos pela PM do Paraná, mas há um em particular que tem sido criticado por todo o país.

Não mostrar interesse em histórias românticas” ou “não se emocionar com facilidade” são alguns dos requisitos que a PM incluiu no concurso no qual se valoriza a “masculinidade” dos candidatos.

As inscrições para as provas de acesso para os 16 cargos abriram na segunda-feira (13) e estão disponíveis para homens e mulheres até 30 anos de idade.

Segundo as condições publicadas, os candidatos terão que passar por um teste psicológico, no qual serão avaliados pela sua “masculinidade“, que surge definida como “a capacidade de um indivíduo não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não se emocionar facilmente, nem mostrar interesse em histórias românticas e de amor”.

Toni Reis, diretor do grupo Dignidade, organização que luta pelos direitos LGBT, disse à EFE que “não é normal”. “O Paraná é o quinto estado com maior número de feminicídio do país. É um estado conservador e não pode aceitar esse tipo de comportamento porque vai contra a Constituição.”

A busca por uma suposta “masculinidade” é, para o responsável, um critério que reflete “o machismo institucional no Brasil“. “Queremos uma polícia forte, que pode ser firme, mas pode ter sentimentos, não podemos ter um policial psicopata ou um robô”, disse, acrescentando que já pediram ao Ministério Público que tome uma posição sobre o assunto.

Em nota, citada pelo Jornal de Notícias, a PM do Paraná afirmou que “não tolera comportamentos e posições discriminatórias de qualquer natureza” e que todos os testes aplicados “são instrumentos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia”, que, até o momento, ainda não se pronunciou.

Além disso, acrescenta que a expressão “masculinidade” gerou uma “interpretação errada para alguns setores da sociedade”. O objetivo do teste psicológico é “avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentar”, aspectos “extremamente necessários para a atividade do dia a dia”.

Esse mesmo teste foi utilizado em 2013 e é muito “comum” em instituições de segurança pública e empresas privadas que queiram avaliar a capacidade do candidato de não “ficar impressionado com cenas violentas, incomuns e hostis”.

A polícia entrou em contato com o coautor do teste psicológico, Flávio Rodrigues Costa, que atestou a validade do instrumento e garantiu não ter “conotação de diferenciação de gênero, sexo ou qualquer outra forma de discriminação”.

No entanto, José Augusto Araújo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, considera que o concurso prevê “situações inusitadas” a partir do momento que se valorizam aspectos “subjetivos”, o que pode ser “ilegal e inconstitucional”.

A polícia já disse entretanto que “promove um ajuste do termo masculinidade”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas. Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à …

Herança espacial: vidro e areia contêm vestígios de estrelas milenares

Uma equipe de cientistas detectou sílica – o principal componente do vidro – nos vestígios de duas supernovas localizadas a milhões de anos-luz da Terra. A descoberta contou com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer da …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …