Homens precisam mentir para afirmar masculinidade

Um trabalho de pesquisa recente liderado por Sapna Cheryan, professora de psicologia da Universidade de Washington (Estados Unidos), apontou resultados curiosos em relação à percepção que os homens têm em relação a sua “masculinidade”.

O estudo catalogou as reações de homens que os pesquisadores levaram à sensação de terem sua masculinidade prejudicada, através de resultados falsos de ensaios de aderência e de personalidade.

A amostragem foi um grupo de universitários recrutados em um dormitório em troca de vales-presente.

Testes

Os graduandos, todos da Universidade de Stanford, fizeram alguns testes falsos, com resultados falsos, que os fizeram acreditar que sua masculinidade estava em questão.

Em um teste, os 36 rapazes acreditavam que a sua força seria medida. Eles foram instruídos a apertar algo chamado Dinamômetro de Aperto de Mão, que tinha um medidor anexado, mais ou menos como uma bomba de bicicleta.

“Nós não podíamos sequer lê-lo”, diz Cheryan sobre o medidor. Não importava. Ele só tinha que parecer científico. Em seguida, os rapazes receberam resultados falsos. A um grupo foi dito que haviam feito uma pontuação masculina. Mas outro grupo viu uma curva falsa que colocou sua força de preensão semelhante ao de uma mulher.

Em outro teste, eles receberam questões de múltipla escolha para supostamente medir sua “masculinidade comparada com a de outros homens”. Por exemplo, eles foram questionados se preferiam dirigir um Honda Civic, um Ford Taurus, um Toyota Camry ou um Volvo C70. As perguntas foram projetadas “para que nenhuma resposta fosse obviamente masculina”, de acordo com o artigo.

Um grupo de rapazes recebeu nota 73, e ouviram que a pontuação mediana para uma cara era 72. Esses caras não exageraram em suas respostas mais tarde. E então houve o outro grupo, que recebeu nota 26.

Mentiras

E assim começou a mentira dos indivíduos que tiveram sua masculinidade ameaçada. Cheryan aponta que todo mundo sabia a altura das cobaias – seja a partir da carteira de motorista ou do preenchimento de vários formulários que eles tiveram que fazer. Os pesquisadores tinham em mãos as medidas de altura reais dos indivíduos.

Os “ameaçados” exageraram a sua altura em quase dois centímetros, o que não se repetiu com os caras não ameaçados.

Eles também exageraram suas habilidades em 16% quando responderam questões como: “Como você lida com ferramentas?”. Eles ainda exageraram sua capacidade atlética e sua agressividade em cerca de 25%.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …