Enquanto a Europa treme de frio, Ártico está 30ºC acima do normal

Tendo em conta as alterações nas temperaturas que estão ocorrendo, os climatologistas preveem: até o verão de 2050, o Ártico pode ficar sem gelo.

Enquanto a Europa treme de frio, o Polo Norte conhece um pico de calor com temperaturas 30 graus acima da normal para a época – um fenômeno excepcional que ocorre no contexto de aquecimento do Ártico.

O termômetro atingiu os 35ºC negativos em algumas regiões do centro da Federação Russa no domingo, 12ºC negativos na Polônia e ainda 10ºC negativos no leste da França. Durante esse tempo, o Polo Norte, mergulhado na escuridão permanente da noite polar, registrava temperaturas positivas graças a ondas de ar ameno.

Existe “uma situação de bloqueio anticiclônico no norte da Escandinávia com uma subida de ar ameno da Islândia para o Polo Norte de um lado e o anticiclone do outro, descida de ar frio do Ural e da Rússia ocidental para a Europa ocidental”, disse à AFP um meteorologista da Meteo-France, Etienne Kapikian.

Em resultado, “estima-se que ao nível do Polo Norte são zero graus“, indicou Kapikian, segundo estimativas feitas com modelização, porque não há estação meteorológica instalada no local.

Para ter uma medida mais precisa, é preciso ir ao extremo norte da Groenlândia, “onde se registraram 6,2ºC no domingo”, acrescentou Kapikian. “É um valor excepcional, cerca de 30ºC acima do que é normal para a época, até 35ºC dada essa medida tão precisa”.

É um episódio excepcional? Sim, mas nem tanto, respondem os cientistas.
“Temperaturas positivas no Polo Norte no inverno foram registradas quatro vezes entre 1980 e 2010. Mas agora ocorreram em quatro dos últimos cinco invernos”, disse à AFP o climatologista Robert Graham, do Instituto Polar Norueguês.

“Tivemos um inverno excepcional no Ártico, o precedente também já tinha sido e não arriscamos muito se dissermos que o próximo também será. É o aquecimento do Ártico”, reforçou Etienne Kapikian.

Podemos atribuir a situação às mudanças climáticas? “É difícil dizer que um acontecimento está ligado ao aquecimento global. Mas a tendência que observamos, um Ártico quente, um continente frio, pode estar ligada às mudanças climáticas“, respondeu Marlene Kretschmer, climatologista no Instituto de Potsdam.

Esses episódios de subida das temperaturas não são uma boa notícia para o gelo do Ártico, cuja superfície nunca foi tão reduzida nessa época desde o início dos registros, há mais de 50 anos.

Em torno do arquipélago norueguês de Svalbard, a leste da Groenlândia, a superfície de gelo medida na segunda-feira (26) era de 205.727 quilômetros quadrados, ou seja menos de metade da superfície média do período 1981-2010, segundo os registros noruegueses.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …