Enquanto a Europa treme de frio, Ártico está 30ºC acima do normal

Tendo em conta as alterações nas temperaturas que estão ocorrendo, os climatologistas preveem: até o verão de 2050, o Ártico pode ficar sem gelo.

Enquanto a Europa treme de frio, o Polo Norte conhece um pico de calor com temperaturas 30 graus acima da normal para a época – um fenômeno excepcional que ocorre no contexto de aquecimento do Ártico.

O termômetro atingiu os 35ºC negativos em algumas regiões do centro da Federação Russa no domingo, 12ºC negativos na Polônia e ainda 10ºC negativos no leste da França. Durante esse tempo, o Polo Norte, mergulhado na escuridão permanente da noite polar, registrava temperaturas positivas graças a ondas de ar ameno.

Existe “uma situação de bloqueio anticiclônico no norte da Escandinávia com uma subida de ar ameno da Islândia para o Polo Norte de um lado e o anticiclone do outro, descida de ar frio do Ural e da Rússia ocidental para a Europa ocidental”, disse à AFP um meteorologista da Meteo-France, Etienne Kapikian.

Em resultado, “estima-se que ao nível do Polo Norte são zero graus“, indicou Kapikian, segundo estimativas feitas com modelização, porque não há estação meteorológica instalada no local.

Para ter uma medida mais precisa, é preciso ir ao extremo norte da Groenlândia, “onde se registraram 6,2ºC no domingo”, acrescentou Kapikian. “É um valor excepcional, cerca de 30ºC acima do que é normal para a época, até 35ºC dada essa medida tão precisa”.

É um episódio excepcional? Sim, mas nem tanto, respondem os cientistas.
“Temperaturas positivas no Polo Norte no inverno foram registradas quatro vezes entre 1980 e 2010. Mas agora ocorreram em quatro dos últimos cinco invernos”, disse à AFP o climatologista Robert Graham, do Instituto Polar Norueguês.

“Tivemos um inverno excepcional no Ártico, o precedente também já tinha sido e não arriscamos muito se dissermos que o próximo também será. É o aquecimento do Ártico”, reforçou Etienne Kapikian.

Podemos atribuir a situação às mudanças climáticas? “É difícil dizer que um acontecimento está ligado ao aquecimento global. Mas a tendência que observamos, um Ártico quente, um continente frio, pode estar ligada às mudanças climáticas“, respondeu Marlene Kretschmer, climatologista no Instituto de Potsdam.

Esses episódios de subida das temperaturas não são uma boa notícia para o gelo do Ártico, cuja superfície nunca foi tão reduzida nessa época desde o início dos registros, há mais de 50 anos.

Em torno do arquipélago norueguês de Svalbard, a leste da Groenlândia, a superfície de gelo medida na segunda-feira (26) era de 205.727 quilômetros quadrados, ou seja menos de metade da superfície média do período 1981-2010, segundo os registros noruegueses.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …