Médicos do Canadá protestam contra aumento do próprio salário

Na semana passada, em Quebec, no Canadá, centenas de médicos protestaram contra o aumento de seus salários. Eles não aceitaram o aumento de salário proposto pelo governo, dizendo que eles já recebem suficientemente bem.

Dessa forma, mais de 700 estudantes de medicina, médicos e residentes assinaram uma petição online pedindo para que o aumento fosse cancelado. Na petição, eles diziam: “Nós, médicos de Quebec, acreditamos em um sistema público forte, que se opõe aos recentes aumentos salariais negociados pelas nossas federações médicas”.

Os médicos afirmam que não podem aceitar este aumento, sendo que os enfermeiros continuam recebendo salários baixos e os pacientes não estão tendo acesso a vários serviços, já que o setor da saúde pública vem sofrendo vários cortes já há algum tempo.

A questão dos enfermeiros já vem sendo discutida há meses, em Quebec, através de reuniões com o governo das quais os profissionais exigem melhores condições de trabalho. Devido a este problema, a província enfrenta uma verdadeira falta de enfermeiros, o que acaba sobrecarregando os poucos que existem.

Em janeiro, uma enfermeira chamada Émilie Ricard postou uma foto (abaixo) em que estava claramente aparentando cansada, na qual dizia que estava exausta, já que estava cuidando de 70 pacientes ao mesmo tempo. Na postagem, a profissional dizia que já não conseguia mais dormir e que o sistema de saúde está morrendo.

« La réforme du système de la santé est un succès » -Gaetan Barette Voici le visage des soins infirmiers.Hey mon…

Posted by Émilie Ricard on Monday, January 29, 2018

Nancy Bédard, presidente do sindicato dos enfermeiros de Québec, questiona: “Sempre há dinheiro para os médicos, e sobre os outros que cuidam dos pacientes?”.

Com forte senso de comunidade e pensando no sistema de saúde como um todo e não apenas em seus salários, os médicos de Quebec também disseram que acreditam que os recursos devem ser melhores distribuídos.

“Ao contrário das declarações do primeiro-ministro, acreditamos que existe uma maneira de redistribuir os recursos do sistema de saúde do Quebec para promover a saúde da população e atender as necessidades dos pacientes sem pressionar os trabalhadores até o fim”, declarou Nancy.

Após a pressão da classe médica, o ministro da saúde afirmou que vai resolver a questão dos enfermeiros de uma vez por todas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …