Médicos do Canadá protestam contra aumento do próprio salário

Na semana passada, em Quebec, no Canadá, centenas de médicos protestaram contra o aumento de seus salários. Eles não aceitaram o aumento de salário proposto pelo governo, dizendo que eles já recebem suficientemente bem.

Dessa forma, mais de 700 estudantes de medicina, médicos e residentes assinaram uma petição online pedindo para que o aumento fosse cancelado. Na petição, eles diziam: “Nós, médicos de Quebec, acreditamos em um sistema público forte, que se opõe aos recentes aumentos salariais negociados pelas nossas federações médicas”.

Os médicos afirmam que não podem aceitar este aumento, sendo que os enfermeiros continuam recebendo salários baixos e os pacientes não estão tendo acesso a vários serviços, já que o setor da saúde pública vem sofrendo vários cortes já há algum tempo.

A questão dos enfermeiros já vem sendo discutida há meses, em Quebec, através de reuniões com o governo das quais os profissionais exigem melhores condições de trabalho. Devido a este problema, a província enfrenta uma verdadeira falta de enfermeiros, o que acaba sobrecarregando os poucos que existem.

Em janeiro, uma enfermeira chamada Émilie Ricard postou uma foto (abaixo) em que estava claramente aparentando cansada, na qual dizia que estava exausta, já que estava cuidando de 70 pacientes ao mesmo tempo. Na postagem, a profissional dizia que já não conseguia mais dormir e que o sistema de saúde está morrendo.

« La réforme du système de la santé est un succès » -Gaetan Barette Voici le visage des soins infirmiers.Hey mon…

Posted by Émilie Ricard on Monday, January 29, 2018

Nancy Bédard, presidente do sindicato dos enfermeiros de Québec, questiona: “Sempre há dinheiro para os médicos, e sobre os outros que cuidam dos pacientes?”.

Com forte senso de comunidade e pensando no sistema de saúde como um todo e não apenas em seus salários, os médicos de Quebec também disseram que acreditam que os recursos devem ser melhores distribuídos.

“Ao contrário das declarações do primeiro-ministro, acreditamos que existe uma maneira de redistribuir os recursos do sistema de saúde do Quebec para promover a saúde da população e atender as necessidades dos pacientes sem pressionar os trabalhadores até o fim”, declarou Nancy.

Após a pressão da classe médica, o ministro da saúde afirmou que vai resolver a questão dos enfermeiros de uma vez por todas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …