Médicos escoceses estão receitando (literalmente) natureza aos pacientes

Médicos escoceses começaram a receitar natureza aos pacientes. Caminhadas, observação de pássaros ou passeios na praia são os “medicamentos” prescritos para ajudar a tratar doenças crônicas e debilitantes.

Saia de casa e desfrute da companhia de uma nuvem. Ou, em vez disso, escreva seus pensamentos soltos em uma pedra e atire-a ao mar. Por muito estranho que as duas frases possam parecer, são exatamente estas as recomendações de alguns médicos escoceses, que têm receitado natureza aos pacientes. Isso mesmo: natureza.

Asrecomendações fazem parte do novo programa de “Prescrições da Natureza”, que será laçado na Escócia. Depois de um projeto piloto muito bem sucedido, todos os médicos de Shetland podem agora receitar literalmente “natureza” aos pacientes como parte da sua estratégia geral de tratamento.

O objetivo das recomendações é reduzir o risco de doenças cardíacas e de derrames, além de aumentar a felicidade e melhorar a saúde mental dos doentes. “Há evidências inequívocas de que a natureza traz benefícios para a saúde do corpo e da mente”, revela a diretora da RSPBKaren MacKelvie.

Assim, MacKelvie explica que foi desenvolvido um folheto que ajuda os médicos a descrever os benefícios da natureza para a saúde, fornecendo muitas ideias de locais ao ar livre para incentivar os pacientes a serem felizes fora de casa.

Quando os médicos têm à sua frente um doente que pode se beneficiar de uma “receita de natureza”, os profissionais de saúde entregam o folheto, que explica como o tempo passado na companhia da natureza é muito bom para o corpo humano.

Ao doente, também é fornecido um calendário, com as atividades ao ar livre que podem ser realizadas de acordo com o mês.

Todas as sugestões são apelativas, mas o esquema não é uma mera brincadeira. Pelo contrário: foi minuciosamente projetado para melhorar os resultados na saúde dos pacientes, ajudando as pessoas a saber lidar com seus problemas de saúde, entre eles diabetes, depressão ou câncer.

Além disso, os benefícios são totalmente gratuitos, de fácil acesso e permitem uma maior conexão com o mundo exterior. Afinal, melhorar nossa saúde física e mental é mais fácil do que esperávamos.

“Os benefícios físicos e mentais da conexão com a natureza foram muito bem evidenciados por inúmeros estudos”, disse Makena Lohr ao The Guardian, porta-voz do Centro de Assistência à Saúde Sustentável de Oxford. “Está na hora de o sistema de saúde se conscientizar disso.”

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …