Mein Kampf: de livro proibido a curso especializado na Holanda

Adam Jones / Wikimedia

Cópias de “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, em exibição no Centro de Congressos de Nurembergue, na Alemanha

O Instituto Internacional de Filosofia de Amesterdã está oferecendo um curso sobre o significado do “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, livro proibido na Holanda até cerca de um ano atrás, para “resolver dúvidas” relativas à ideologia nazista.

“O debate deve acontecer numa linha correta. Necessitamos saber o que há nesse documento. É o único livro que esteve proibido durante a história de pós-guerra dos Países Baixos”, afirmou o diretor do programa, Erno Eskens.

Vender cópias do livro de Hitler nos Países Baixos era ilegal desde a década de 1980, mas no início deste ano o Supremo Tribunal holandês deu razão a um antiquário de Amesterdã que tinha colocado à venda cópias do livro para supostamente “disseminar o ódio”.

Um tribunal local considerou que só se pode alegar a liberdade de expressão quando existe “uma necessidade social urgente”, mas a procuradoria interpôs recurso perante o Supremo, que acabou dando razão ao antiquário.

O Supremo Tribunal considerou que o livro, como fonte histórica de pensamento antissemita, também desempenha um papel importante no debate social sobre o antissemitismo e na luta contra o ódio.

Com o intuito de que o livro só seja usado como fonte de informação histórica, o curso recebeu o apoio do Centro Holandês de Informação e Documentação sobre Israel, que promove também uma “boa tradução acadêmica” do “Mein Kampf”, bem como sua forma de ver a Alemanha, a raça e a política.

O curso é ministrado por cerca de uma dezena de historiadores, tem um preço de 1.000 euros (quase R$ 4 mil), e a primeira aula foi realizada há duas semanas.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …