Mein Kampf: de livro proibido a curso especializado na Holanda

Adam Jones / Wikimedia

Cópias de “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, em exibição no Centro de Congressos de Nurembergue, na Alemanha

O Instituto Internacional de Filosofia de Amesterdã está oferecendo um curso sobre o significado do “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, livro proibido na Holanda até cerca de um ano atrás, para “resolver dúvidas” relativas à ideologia nazista.

“O debate deve acontecer numa linha correta. Necessitamos saber o que há nesse documento. É o único livro que esteve proibido durante a história de pós-guerra dos Países Baixos”, afirmou o diretor do programa, Erno Eskens.

Vender cópias do livro de Hitler nos Países Baixos era ilegal desde a década de 1980, mas no início deste ano o Supremo Tribunal holandês deu razão a um antiquário de Amesterdã que tinha colocado à venda cópias do livro para supostamente “disseminar o ódio”.

Um tribunal local considerou que só se pode alegar a liberdade de expressão quando existe “uma necessidade social urgente”, mas a procuradoria interpôs recurso perante o Supremo, que acabou dando razão ao antiquário.

O Supremo Tribunal considerou que o livro, como fonte histórica de pensamento antissemita, também desempenha um papel importante no debate social sobre o antissemitismo e na luta contra o ódio.

Com o intuito de que o livro só seja usado como fonte de informação histórica, o curso recebeu o apoio do Centro Holandês de Informação e Documentação sobre Israel, que promove também uma “boa tradução acadêmica” do “Mein Kampf”, bem como sua forma de ver a Alemanha, a raça e a política.

O curso é ministrado por cerca de uma dezena de historiadores, tem um preço de 1.000 euros (quase R$ 4 mil), e a primeira aula foi realizada há duas semanas.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …