Tentativa de Trump de reverter derrota na Geórgia pode ajudar democratas em eleições no Senado

DonaldTrump / Facebook

Donald J. Trump

A divulgação de um telefonema em que o presidente americano, Donald Trump, pede a um representante do partido Republicano que “encontre” as cédulas de votação necessárias para anular a sua derrota na Geórgia chocou Washington.

O caso pode influenciar a dupla eleição senatorial que ocorre na terça-feira (5) no estado e ter um impacto positivo para os democratas. O Senado atualmente é controlado pelos republicanos.

“Não há nada de errado em dizer que você pediu um novo cálculo dos voto”, sugeriu Trump a Brad Raffensperger, secretário republicano responsável pelas eleições na Geórgia, segundo uma gravação da conversa divulgada pelo jornal americano The Washington Post.

Quero apenas encontrar 11.780 votos, porque vencemos nesse estado”, insiste o líder republicano, apesar de a vitória do democrata Joe Biden na Geórgia, com 12 mil votos de vantagem, ter sido confirmada por uma recontagem e por auditorias.

O conteúdo do telefonema de Trump a Raffensperger, com duração de cerca de uma hora, foi revelado no domingo (3), dia em que o novo Congresso americano assumiu suas funções e a democrata Nancy Pelosi foi reeleita presidente da Câmara dos Representantes. O caso também veio à tona dois dias antes de eleições cruciais para o controle do Senado e a três de uma sessão no Congresso que deve selar a vitória do presidente eleito, Joe Biden.

Inconformado com a derrota, na gravação o presidente em final de mandato cita “rumores” de fraude na votação, considerando “injusto” que tenham “roubado a eleição”. “Você sabe o que fizeram e não diz nada. É um crime, você não pode deixar isso acontecer, é um grande risco para você”, diz Trump a Raffensperger.

No entanto, o secretário republicano responsável pelas eleições na Geórgia não cede e insiste que os números são corretos.

Washington sob choque

As revelações chocaram representantes políticos e mobilizaram a opinião pública no domingo. O Partido Democrata denunciou a pressão exercida pelo presidente.

O desprezo de Trump pela democracia ficou evidente“, declarou o congressista democrata Adam Schiff, que criticou a atitude do republicano. Sua colega, Debbie Wasserman Schultz, denunciou o ato como o de “um presidente desesperado e corrupto”.

O congressista republicano Adam Kinzinger pediu no Twitter aos membros do partido que não apoiem o presidente em sua rejeição aos resultados da votação de 3 de novembro. O colégio eleitoral declarou em dezembro a vitória de Biden por 306 votos a 232, resultado que será certificado na próxima quarta-feira (6) no Congresso para formalizar os resultados das eleições presidenciais.

Embora alguns nomes influentes do Partido Republicano, entre eles o líder do Senado, Mitch McConnell, tenham reconhecido a vitória de Biden, Trump ainda conta com o apoio de dezenas de congressistas.

Tanto na Câmara quanto no Senado, esses parlamentares afirmaram que não confirmarão a vitória de Biden. A atitude dos congressistas não impedirá a posse do democrata no próximo dia 20, mas pode dificultar o objetivo do democrata de tentar reconciliar o país, extremamente polarizado após a disputada campanha eleitoral.

Tensas eleições senatoriais

O sucesso de Biden dependerá, sobretudo, das eleições de terça-feira na Geórgia, que irão determinar o controle do Senado. Para que a câmara alta seja dominada pelos democratas, seus candidatos terão que conquistar as duas cadeiras em jogo, um desafio complicado, mas que pode ter um outro rumo diante do escândalo revelado pelo Washington Post.

Trump e Biden visitam o estado nesta segunda-feira (4). Os vice-presidentes Mike Pence (atual) e Kamala Harris (futura) fazem o mesmo. Para Harris, aliás, a atitude do atual presidente de tentar reverter a derrota nas urnas é “um imenso abuso de poder“.

“O futuro do país está em jogo aqui na Geórgia, nas nossas cédulas”, declarou à rede de TV Fox News a senadora republicana Kelly Loeffler, que espera manter sua cadeira frente ao pastor Raphael Warnock. “É uma escolha entre as nossas liberdades e o socialismo”, afirmou, repetindo o argumento dos republicanos nessa corrida: o fantasma de um poder que se inclina para a esquerda.

Estamos prestes a obter uma vitória histórica, depois de quatro anos de incompetência grave, racismo, ódio e preconceito”, declarou o democrata Jon Ossoff ao canal de TV CNN, com a esperança de assumir a cadeira do republicano David Perdue.

Os dois republicanos são favoritos. Perdue venceu no primeiro turno e Kelly deverá receber os votos dos apoiadores de outro conservador derrotado no primeiro turno. Mas os democratas confiam em que serão beneficiados pela dinâmica criada pela vitória de Biden.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …