Dia da criança-soldado: 300.000 crianças participam em conflitos

Mohammad Hossein Heydari / Wikipedia

Crianças na guerra Irã – Iraque

Assinala-se este domingo, 12 de Fevereiro, o Dia da Mão Vermelha, contra o uso de crianças soldado. Este é um dia dedicado aos milhares de meninos e meninas alistados em grupos armados em todo mundo.

Estima-se que cerca de 300.000 crianças participem em conflitos em todo o mundo. Em entrevista à RFI, o responsável pela protecção infantil no Sudão do Sul para a Unicef, Brendan Ross, alertou para a violação dos direitos desses jovens.

“No Sudão do Sul, o número de crianças soldados diminuiu nos últimos cinco anos. De acordo com as nossas estimativas, existem menos de 100 crianças ainda estão inscritas nas forças armadas e grupos armados. Mas o problema no Sudão, como em muitos outros países, é a grande pobreza provocada por décadas de guerras civis. Há muitos jovens que pegaram em armas, que foram alistados em gangues e que estão envolvidos em vários conflitos como roubo de gado ou violência em comunidades. Este é um dos maiores problemas no Sudão”, descreve o responsável.

“Como em muitos conflitos, os jovens não têm muitas oportunidades, lutam para ter acesso à educação e não têm alternativas porque não foram à escola o tempo suficiente. Na maior parte das vezes não há trabalho. Pegar numa arma e lutar para defender a sua comunidade ou a sua aldeia, ou ganhar algum dinheiro lutando para um político, é o que eles pensam ser a melhor oportunidade para eles”, prossegue.

Recrutadas por forças armadas de governos ou por grupos rebeldes, estas crianças-soldados podem servir como combatentes, cozinheiros, mensageiros e até escravos sexuais. “Muitos deles sofreram muitos traumas. Perderam o rumo, perderam os pais”, explica Brendan Ross.

“Nalguns casos eles lutam na linha de frente, noutros são usados ​​como espiões. Às vezes, têm que cumprir outras funções, como cozinheiro. Existem muitas tarefas diferentes que as crianças são forçadas a fazer. Mas as crianças não têm lugar nas forças armadas! As crianças precisam que seu direito à educação, o seu direito a ter uma infância, a brincar, seja garantido. Portanto, este dia internacional serve para nos unirmos para reconhecer este facto: toda criança forçada a pegar em armas vê seus direitos violados. É uma violação de sua infância e eles ficarão traumatizados pelo resto das suas vidas. Devemos acabar com esta prática, é para isso que serve este dia”, concluiu.

Não existem estatísticas oficiais, mas entre 2017 e 2022, a UNICEF ajudou mais de 17.000 crianças a reintegrarem-se – jovens que foram raptados. Um número que não inclui todas as crianças que não têm acesso ao programa de ajuda ou que ainda não foram liberadas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …