Eletrocardiograma já consegue identificar pessoas e até emoções

U.S. Pacific Fleet / Flickr

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Aveiro (norte de Portugal) desenvolveu um método capaz de identificar, através de um eletrocardiograma, a pessoa e a emoção sentida durante o registro.

Através de um simples eletrocardiograma (ECG) já é possível descobrir a quem pertence o respectivo coração e as eventuais emoções sentidas durante o registro.

De acordo com uma equipe da Universidade de Aveiro (UA), o trabalho pretende ser uma  ajuda preciosa no diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais e ainda ajudar nas perícias criminais, especialmente na hora de interrogar suspeitos e testemunhas.

O ECG avalia o sinal elétrico emitido pelo nosso coração, sinal esse que contém informação muito variada, desde clínica até informação individual, como é o caso dos padrões de resposta a estímulos emocionais.

“Os registros de ECG de diferentes pessoas contêm informação semelhante, sendo essa informação analisada e extraída pelo médico, de forma a avaliar nossa condição de saúde”, explica Susana Brás, pesquisadora do Instituto de Engenharia Eletrônica e Informática de Aveiro da UA e coordenadora do trabalho, em nota à imprensa.

No entanto, não há nenhum coração igual ao nosso, pelo que a informação pessoal imprime “uma chave inequívoca no ECG“, permitindo que a pessoa seja assim identificada.

Em relação às emoções: “elas desempenham uma importante função de coordenação com o meio ambiente, mobilizando o organismo para um conjunto de ações sincronizadas que visam promover funções adaptativas como fugir de uma situação de perigo, no caso da emoção de medo”, diz a especialista.

Entre essas ações, destacam-se as biológicas que se refletem no ECG, permitindo a identificação da emoção experimentada pela pessoa.

Já existiam estudos sobre a identificação biométrica usando ECG e outros que o usavam para identificar emoções. No entanto, o trabalho da UA apresenta, pela primeira vez, um método capaz de identificar ambas as situações (tanto a pessoa quanto sua emoção) ao mesmo tempo.

“O método usado neste trabalho compara registros, isto é, tendo uma base de dados com vários registros, quando recebe um novo registro de ECG o compara com os que conhece da base de dados. A identificação da pessoa e da emoção tem como base a maior medida de semelhança”, conclui Susana Brás.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …