Após 17 anos debaixo da terra, milhões de cigarras invadirão EUA

Estes insetos não são perigosos para humanos e animais, mas podem danificar gravemente hortas, vinhedos e árvores pequenas.

Os residentes de três estados dos EUA – Virgínia, Virgínia Ocidental e Carolina do Norte, em breve poderão escutar um estranho ruído parecido com “um campo de rádios desafinados de carro”, que será causado por milhões de cigarras, conhecidas como Geração IX. Após passarem os últimos 17 anos debaixo da terra, estes insetos voltam à superfície.

“As comunidades e granjas com grandes quantidades de cigarras, onde surgem simultaneamente, podem ter um grande problema de ruído”, salientou Eric Day, do Departamento de Entomologia da Universidade Virgina Tech (EUA). “Por sorte, qualquer incômodo pela perturbação será atenuado pela raridade e excepcionalidade deste este evento.”

Especialistas destacaram que este fenômeno natural não é produzido na região de 2003 a 2004, com exceção das zonas concretas que experimentaram a aparição da Geração II em 2013. Estas massivas aparições de cigarras ocorrem de maneira anual ou bem periódica a cada 13 ou 17 anos, dependendo da espécie.

“A escala destes eventos de emergência é assombrosa, com até 1,5 milhão de cigarras por acre. Cada geração periódica de cigarras cobre uma região geográfica específica, com algumas áreas sobrepostas”, salientam especialistas.

Este evento se trata de “um dos mais mistérios do mundo dos insetos”, avaliam os pesquisadores envolvidos.

Ameaça através da colocação de ovos

Apesar de gerar um forte ruído que pode ser incômodo, as cigarras também representam uma ameaça para hortas, criadores de árvores ornamentais e vinhedos da região, não por servirem de alimento para os insetos, mas por serem depósitos de ovos.

Ao colocarem ovos, as cigarras danificam os ramos e folhas, além de poderem impedir o crescimento direto de árvores pequenas e plantas jovens. Contudo, as cigarras não representam perigo para humanos. Apesar de seu grande tamanho, não picam e são em grande medida inofensivas, inclusive para cachorros e gatos.

Os especialistas destacam que tanto esta aparição, como a Geração X, que é esperado para 2021, são eventos naturais esperados há anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …