Cientistas encontram peixe que nasce só com genes paternos

Os cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram testes de paternidade em 261 peixes da espécie Squalius alburnoide e descobriram que existe um macho androgenético, com o mesmo conjunto de genes do seu pai.

Este é o primeiro caso observado de um animal vertebrado que nasce só com os genes do pai, tratando-se de um bordalo clonado. Na espécie analisada, eram conhecidas variações genéticas que significam que existem vários tipos de macho e fêmea com distribuições diferentes de cromossomos.

No caso do macho androgenético, o DNA da mãe apenas existiu nas células sexuais produzidas em seus ovários, uma característica da androgênese – um fenômeno raro de reprodução assexuada – que só era conhecida em plantas, insetos e moluscos.

Em animais vertebrados, também peixes, o acontecimento já tinha sido observado, mas apenas com manipulação em laboratório.

Segundo os cientistas, o macho deste peixe produz esperma cujas células sexuais contêm o dobro do material genético normal. A seguir, rouba os ovos da fêmea e deposita os espermatozoides em seu interior, fazendo com que o ovo se desenvolva e dê origem a um peixe que é geneticamente igual ao progenitor.

Os especialistas ainda não conseguiram descobrir por que os ovos roubados não têm o material genético da fêmea no interior, mas pensam que o macho o consiga destruir, ou que seja um “acidente natural” em que o ovo se desenvolveu sem informação genética e o peixe se aproveitou dele para se clonar.

A descoberta poderia dar origem a novas formas de reprodução na evolução daquela espécie, segundo Miguel Morgado-Santos, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, em Portugal, principal autor do estudo publicado na Royal Society Open Science.

O peixe bordalo é uma espécie endêmica da Península Ibérica e encontra-se em vias de extinção. É um peixe de pequenas dimensões, menos de 15 centímetros, que vive nas bacias hidrográficas do rio Douro (norte de Portugal) até a do Guadiana (sul de Portugal).

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …