Bebês pássaros conseguem se comunicar de dentro dos ovos

O estudo fez experimentos com ovos de Larus michahellis, as gaivotas-de-patas-amarelas. Eles exibiam gravações de pios de alerta para os ovos, que sinalizavam a presença de predadores na região.

Quando os ovos eram expostos a esses sons, eles repetiam a informação para os outros ovos do ninho, e saiam dos ovos com um comportamento muito mais cauteloso do que os filhotes que não ouviram os sons de alerta.

“Esses resultados sugerem fortemente que os embriões de gaivotas são capazes de adquirir informação ambiental relevante através de seus irmãos”, dizem os pesquisadores no artigo científico que detalha o trabalho.

A equipe coletou ovos de gaivotas selvagens de uma colônia de procriação na ilha de Sálvora (Espanha). Neste local há níveis flutuantes de ataques de predadores, especialmente de pequenos carnívoros como o minque, mamífero semelhante à doninha da América do Norte.

Esses ovos foram divididos em grupos de três e colocados em incubadoras. Eles foram classificados em dois grupos: amarelo, que foi exposto aos sons de alerta, e azul, que é o grupo controle.

Noguera & Velando, Nature Ecology & Evolution, 2019

Desses trios de ovos, dois eram removidos quatro vezes por dia (cor escura no diagrama) e colocados em uma caixa à prova de som onde eram expostos aos sons de alerta de predadores. Depois, eram colocados de novo em suas incubadoras originais para ficarem pertinho do ovo que ficou para trás.

Já os ovos dos grupos azuis eram retirados da mesma forma da incubadora, colocados na caixa mas não eram expostos a nenhum som. Depois eles também eram devolvidos.

Os pesquisadores perceberam que os ovos que receberam a mensagem sonora tendiam a vibrar mais na incubadora do que os ovos que ficaram em silêncio na caixa.

O resultado foi que os ovos amarelos demoraram mais para rachar, mesmo os ovos que não foram expostos ao som de alerta. Eles faziam menos barulho ao nascer do que os filhotes do grupo azul. Eles também ficavam mais agachados que os outros, como se estivessem se escondendo.

Os filhotes que receberam a informação de perigo também exibiam maiores níveis de hormônio de estresse e menos cópias de DNA mitocondrial por célula.

Essas alterações físicas indicam que apesar de conseguirem se comportar de forma que melhora suas chances de sobreviver a um ataque, as células desses filhotes têm menor capacidade de produzir energia e crescer.

Ou seja, eles têm mais chance de não serem mortos nos primeiros momentos de vida, mas ficam têm crescimento prejudicado mais tarde.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …