Minicérebro criado em laboratório se conectou a uma medula espinhal sozinho

(dr) MRC Laboratory of Molecular Biology

Um minicérebro criado em laboratório por pesquisadores do Laboratório do Conselho de Pesquisa Médica de Biologia Molecular e da Universidade de Cambridge (Reino Unido) se conectou a uma medula espinhal sozinho. Essa é a primeira vez que tal organoide faz isso. O cérebro miniaturizado também foi o primeiro a iniciar o movimento muscular na história.

Cientistas cultivam cérebros miniaturizados em laboratório há alguns anos. O último estudo, no entanto, representa o mais sofisticado já criado.

Composto por cerca de dois milhões de neurônios organizados, o organoide é semelhante ao cérebro fetal humano entre 12 e 13 semanas. Nesse estágio, não é complexo o bastante para ter pensamentos, sentimentos ou consciência, mas também não é totalmente inerte.

Quando colocado ao lado de um pedaço de medula espinhal de camundongo e de um pedaço de tecido muscular de camundongo, essa “bolha de células cerebrais humanas”, do tamanho de uma ervilha, enviou seus longos tentáculos para “checar” os vizinhos.

Usando microscopia ao vivo de longo prazo, os pesquisadores puderam observar como o minicérebro se conectou espontaneamente à medula espinhal e ao tecido muscular próximos.

De acordo com os pesquisadores, depois de duas a três semanas em cultura conjunta, densos axônios do organoide puderam ser vistos inervando a medula espinhal do rato, e sinapses eram visíveis entre os axônios humanos projetados e os neurônios da medula espinhal do animal.

Além de se mover, os minicérebros também foram as primeiras amostras a iniciar o movimento muscular, assim como os neurônios motores fazem em nossos próprios cérebros.

Os cientistas observaram contrações musculares visíveis e controladas. Além disso, ao estimular brevemente um dos setores do axônio, a equipe foi capaz de provocar uma contração muscular robusta e organizada.

Obstáculos

Os organoides cerebrais são algumas das melhores ferramentas que os cientistas têm para entender o desenvolvimento do e as doenças que atingem o cérebro humano, mas cultivá-los além de um certo estágio é um desafio.

Hoje, a maioria dos organoides cerebrais é criada a partir de células-tronco humanas, que se organizam espontaneamente nas estruturas e camadas necessárias para o desenvolvimento inicial do cérebro.

O problema é que, quando esse “aglomerado de células” chega a um certo tamanho, o meio fica privado de nutrientes e oxigênio e deixa de se tornar útil.

A recente pesquisa foi uma das primeiras a superar esse limite. Ao fatiar os organoides e colocá-los em uma membrana porosa, os pesquisadores garantiram que seus minicérebros pudessem simultaneamente usar o ar acima e absorver os nutrientes abaixo, permanecendo saudáveis ​​depois de um ano em suas placas de Petri.

Aplicações

Embora esses minicérebros sejam mais sofisticados do que os anteriores, eles ainda são extremamente pequenos e estão longe da complexidade total de suas contrapartes humanas naturais. No entanto, os pesquisadores estão esperançosos de que o sucesso de sua nova abordagem nos permita modelar doenças cerebrais em maior detalhe do que nunca.

“Por exemplo, [a técnica] abre a porta para o estudo das condições do neurodesenvolvimento do corpo caloso, dos desequilíbrios dos circuitos neuronais vistos na epilepsia e de outros defeitos nos quais a conectividade desempenha um papel, como no autismo e na esquizofrenia”, escreveram em um artigo. O texto foi publicado na revista científica Nature Neuroscience.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …