Antiga igreja e possível templo pagão são encontrados submersos em lago turco

Mustafa Şahin / Lake Iznik Excavation Archive

As fundações de uma igreja foram encontradas mergulhadas no lago Iznik, na Turquia, mas acredita-se que a basílica tenha sido construída em cima de um tesouro ainda maior – um templo pagão dedicado ao deus do Sol, Apolo. 

Quando Mustafa Şahin, chefe de arqueologia da Bursa Uludağ University, viu as primeiras imagens da antiga igreja sob as ondas do lago nem quis acreditar no que via.

O cientista investigava a área já há vários anos, mas foi só quando o governo local disponibilizou imagens áreas da zona, capturadas em 2014, que percebeu que era o próprio lago que cobria as ruínas antigas que procurava.

“Quando eu vi as primeiras imagens do lago, fiquei bastante surpreendido ao ver uma estrutura clara de uma igreja”, disse Mustafa Şahin em declarações ao Live Science. “Estava fazendo essa pesquisa de campo em Iznik desde 2006 e não tinha descoberto um estrutura tão magnífica”.

As ruínas da antiga igreja estão mergulhadas a cerca de 3 metros de profundidade, a 50 metros da margem do lago Iznik, a duas horas de carro de Istambul.

Os arqueólogos acreditam que a igreja de estilo romano, conhecida como basílica, foi construída nas margens do lago por volta de 390 d.C., quando Iznik era conhecida como Niceia e Istambul era Constantinopla – o centro oriental do Império Romano. Os cientistas acreditam ainda que a igreja pode esconder outro tesouro – um templo pagão pode estar escondido por debaixo da basílica.

Em 740 d.C., um terremoto acabou destruindo a igreja, que depois teria afundado no lago, deixando suas ruínas submersas e escondidas até agora, mais de 1.600 anos depois. Para preservar o patrimônio, Şahin e o líder do governo local, Alinur Aktaş, pediram que o local fosse considerado como o primeiro museu arqueológico subaquático da Turquia.

Junto das fundações foram encontrados outros vestígios arqueológicos. Entre os principais, estavam várias sepulturas humanas sob a parede principal da basílica conhecida como bema wall, uma plataforma utilizada pelo clero.

Dentro dos túmulos, foram encontradas várias moedas que datam dos reinados dos imperadores romanos Valens (que governou de 364 a 378 d.C.) e Valentiniano II (que governou de 375 a 392 d.C.). Evidências que mostraram que a basílica foi construída depois de 390 d.C.

Şahin acredita que a igreja foi construída em homenagem a São Neophytos, que foi morto em Niceia pelos romanos em 303 d.C., durante o reinado do imperador Diocleciano.

Mustafa Şahin / Lake Iznik Excavation Archive

Mistério pode ser ainda mais antigo

No entanto, as ruínas submersas no lago turco pode ser ainda mais antigas do que o Cristianismo. De acordo com o pesquisador, a igreja pode ter sido construída no topo de um templo pagão dedicado a Apolo, Deus do Sol grego e romano, muitas vezes associado a Jesus no início do Cristianismo.

Registros romanos relataram que o imperador Commodus, que governou o império entre 180 e 192 d.C., construiu um templo para Apolo em Niceia, fora das fortificações da cidade. Algumas das moedas encontradas bem como fragmentos de uma lâmpada antiga no local, sugerem que por debaixo da igreja pode haver uma estrutura ainda mais antiga.

Caso o museu subaquático proposto pelo cientista e pelo governador seja aceito, a construção do edifício pode começar ainda este ano e estar pronto em 2019, disse Şahin.

Os prédios do museu incluiriam uma torre de 20 metros de altura, para permitir que as ruínas fossem vistas a partir da costa e um passadiço sobre o lago, que ficaria sobre o próprio local submerso.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …