Revelado o que está escondido debaixo do castelo do “Conde Drácula”

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas.

O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou Castelo de Hunedoara, é um castelo gótico-renascentista em Hunedoara, na Romênia.

As fortificações de pedra mais antigas da estrutura datam do século XIV e sua transformação de fortaleza em castelo já estava em andamento no século XV, de acordo com a pesquisadora Isabel Morris, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Princeton.

No século XV, Vlad III, príncipe da Valáquia, foi preso no castelo de Corvin pelo governador húngaro John Hunyadi, que supervisionou a primeira expansão do castelo. Mais duas expansões foram feitas nos séculos XVII e XVIII.

A imagem de Vlad III está coberta por muitas lendas sobre a barbaridade com que tratava seus inimigos, ao ponto de ter se tornado difícil distinguir a verdade da mentira. Apesar de tudo, o castelo da família Corvin continua a chamar a atenção de cientistas e amadores de histórias sobre vampiros, que tentam encontrar vestígios do Drácula real.

Consequentemente, o edifício é uma miscelânea de construções de diferentes períodos. O castelo tem sido objeto de numerosas escavações.

No entanto, os mapas são inconsistentes e falta muito do registro arqueológico, o que representa um desafio para os arqueólogos que exploram o castelo hoje. Por esse motivo, Morris escolheu o radar de penetração no solo para realizar seu estudo.

A pesquisadora queria encontrar “quartos de tortura” e outras salas perdidas, ao estudar os alicerces do castelo de Vlad III. As ondas dos radares permitem penetrar a profundidade várias dezenas de metros.

A equipe não conseguiu encontrar tais salas, mas encontrou vestígios de uma construção dos tempos mais remotos, que teria funções administrativas. As conclusões foram apresentadas em 12 de dezembro na reunião anual da American Geophysical Union.

“Para fazer um bom trabalho com nossa reconstrução, precisamos saber onde todas essas peças estão”, disse a pesquisadora. “Identificamos um complexo administrativo construído durante o século XVII”. O radar também revelou lugares onde partes do castelo eram sustentadas por rochas e suportadas por estruturas construídas pelo homem.

Os quartos já reconstruídos nas profundezas do castelo incluem uma câmara de tortura – com um modelo de uma vítima amarrada e pendurada no teto –, mas não se sabe se a sombria câmara já abrigou o infame Vlad III.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …