Misterioso pergaminho samurai dá receitas de pós para cegar o inimigo

Domínio Público

Ilustração de uma das quatro versões que existem do "Pergaminho da Espada" retirada do livro japonês "Solo Kendo"

Ilustração de uma das quatro versões que existem do “Pergaminho da Espada” retirada do livro japonês “Solo Kendo”

Um misterioso e lendário texto samurai, conhecido como “Pergaminho da Espada”, foi finalmente traduzido para o inglês e inclui dicas de como travar batalhas à noite e fazer pós para cegar o inimigo.

O “Pergaminho da Espada” foi traduzido para japonês moderno por Fumio Manaka, um mestre na arte marcial japonesa Kobudo. Mas isso não ajudou a desvendar quando foi escrito nem quem o escreveu.

Acredita-se que teria sido escrito há cerca de 500 anos por dois samurais de elite.

O texto antigo continua um mistério, mas o tradutor de japonês Eric Shahan dá agora uma nova luz ao documento com sua tradução para o inglês.

Shahan, especializado na tradução de textos antigos sobre artes marciais e ele próprio também praticante de Kobudo, revela que o pergaminho inclui dicas de como travar batalhas durante a noite e de como fazer pós para cegar os inimigos.

Segundo o Live Science, nas receitas para “pós ofuscantes”, o pergaminho aconselha o samurai a “abrir um pequeno buraco na casca de um ovo“, deixando verter seu conteúdo, preenchendo-o depois com pimenta vermelha e envolvendo-o em papel. “Quando se deparar com um inimigo, esmague-o na sua cara”, diz o pergaminho.

Outro pó mencionado é feito com partes de mamushi, uma cobra venenosa, misturadas com estrume de cavalo e relva finamente picada. O preparado deve ser envolvido num tecido de papel e “soprando para um oponente, levando-o a perder a consciência”, nota o pergaminho – com a ressalva de que a receita “não foi totalmente testada”.

A arte da guerra… noturna

O texto contém também inúmeros conselhos sobre combates durante a noite, recomendando, por exemplo, que em determinadas situações é mais ajuizado “esconder as forças em um local escuro de forma a espiar o inimigo”.

“Quando combater em uma noite escura, deixe cair o seu corpo bem para baixo, concentre-se na formação que o inimigo assumiu, e tente determinar como ele está armado”, nota o pergaminho, acrescentando que se o terreno for um obstáculo, deve deslocar-se e “enfrentar o inimigo”.

O lendário texto inclui ainda diversos conselhos poéticos, habitualmente associados à famosa honra dos samurais. Um exemplo: para se ser um bom lutador de espada não se pode ter “nenhum mal no coração”.

“Mais vale errar por excesso de cautela e não entrar em uma estrada de montanha infestada de bandidos”, considera ainda o “Pergaminho da Espada”, segundo o qual “há um ditado que diz que ‘um pouco de treino militar pode ser a causa de um grande ferimento‘”.

O texto atribui a maioria dos escritos a Yamamoto Kansuke (1501-1561), samurai que serviu o senhor Takeda Shingen quando proliferava uma guerra generalizada pelo Japão. Outras partes são atribuídas por sua vez ao samurai Kusunoki Masashige (1294–1336), que serviu o imperador japonês Go-Daigo.

Mas, na verdade, não foi ainda possível confirmar se foram estes dois samurais de elite quem escreveram, de fato, o pergaminho.

As dúvidas aumentam também porque há quatro versões diferentes do “Pergaminho da Espada”, todas publicadas em livros japoneses ao longo dos séculos e revelando textos e ilustrações que diferem de caso em caso, embora mantenham conteúdos semelhantes.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …