Misteriosos “portões” antigos são descobertos na Arábia Saudita

(dr) Google Earth

Misteriosas estruturas antigas de pedra descobertas em Harrat Khaybar, na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas antigas de pedra na Arábia Saudita está intrigando os arqueólogos, que ainda não conseguiram determinar de quando datam nem para que foram construídas ou que fim tiveram.

Estas estruturas de pedra, que os arqueólogos chamam de “portões”, por se assemelharem a portões antigos, encontram-se espalhadas por velhas cúpulas de lava na região de Harrat Khaybar, na Arábia Saudita.

Os arqueólogos ainda não conseguiram entender por que foram construídas, nem sequer determinar sua idade exata, conforme informa o site Live Science. Mas acreditam que pode se tratar da “estrutura mais antiga já feita pelo homem” naquela paisagem, conforme nota o professor David Kennedy da Universidade da Austrália Ocidental.

A análise do professor quanto a estes “portões” enigmáticos será publicada na edição de novembro do jornal Arabian Archaeology and Epigraphy. Todavia, o Live Science antecipa as conclusões de Kennedy que destaca: são estruturas “construídas em pedra”, com “paredes baixas feitas grosseiramente”.

O portão menor tem cerca de 13 metros de comprimento, enquanto o maior tem 518 metros, e muitos deles incluem várias paredes de pedra que formam um desenho retangular, enquanto outras têm a forma de I.

As estruturas foram descobertas através de imagens de satélite e ainda não foram alvo de avaliação arqueológica no terreno, o que limita, por enquanto, as conclusões dos arqueólogos.

“Os portões são encontrados, quase exclusivamente, em campos de lava sombrios e inóspitos, com pouca água ou vegetação, aparentemente, locais entre os mais desagradáveis para a nossa espécie”, escreve Kennedy, citado pelo Live Science, frisando que a paisagem era ainda mais difícil para os seres humanos há milhares de anos.

A vulcanóloga Vic Camp, que trabalhou na zona de Harrat Khaybar antes de os portões terem sido descobertos, explica ao mesmo site que os “portões” devem ter estado cobertos por lava basáltica, no passado, estimando que foram construídos há cerca de 7 mil anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …