MIT põe brasileiro na lista dos 35 jovens mais inovadores do mundo

(dv) Leo Neves

O empreendedor Tallis Gomes

Um jovem brasileiro acaba de receber um dos maiores reconhecimentos internacionais. O mineiro Tallis Gomes, cofundador da Easy Taxi – serviço que facilitou a conexão de táxis com passageiros em 35 países – foi premiado por sua sua nova empreitada, a Singu, já chamado de “Uber para a beleza”.

Tallis acaba de entrar para a lista “35 Innovators Under 35” – 35 inovadores com menos de 35 anos – publicada pela revista MIT Technology Review.

O jovem brasileiro aparece encabeçando a seção de empreendedores. “Eu fiquei muito feliz, principalmente pelo reconhecimento de um trabalho que permite a ascensão social da população. É um prêmio para toda a equipe da Singu”, comentou.

Descrita pela MIT Technology Review como o “Uber para a beleza”, a Singu permite que profissionais autônomos ofereçam serviços de manicure, depilação e massagem para os mais de 120 mil consumidores cadastrados, não apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Foi inesperado ter sido reconhecido pela Singu, que ainda não foi para fora do país. É bom para me descolar da Easy Taxi. Não quero ficar como um ator marcado por um grande papel”, disse o empreendedor.

A lista

A lista “35 Innovators Under 35” é uma das mais reconhecidas nos campos do empreendedorismo e da inovação. A primeira edição, lançada em 1999, trazia nomes como Marc Andreessen, criador do navegador Netscape, e o jovem designer Jonathan Ive, que anos depois seria um dos responsáveis pelo desenvolvimento do iPod, iPhone e iPad.

Na primeira edição, o cientista brasileiro Sandro de Souza, que atua no campo da bioinformática, foi um dos listados, mas desde então a frequência brasileira na publicação foi escassa.

No ano passado, Ronaldo Tenório, criador do aplicativo Hand Talk — tradutor para libras —, foi um dos homenageados. “Ter brasileiros pelo segundo ano consecutivo é um feito para um país marcado pelo desincentivo à inovação. Isso mostra que apesar das barreiras, o Brasil ainda consegue ser competitivo”, disse Tallis.

A citação na lista “35 Innovators Under 35” não oferece premiação monetária, mas reconhecimento internacional. Para Gomes, isso pode facilitar o processo de recrutamento de profissionais para a Singu. Com apenas 24 funcionários, a empresa é de pequeno porte e tem dificuldade para disputar nomes no mercado com gigantes do setor.

“Eu pretendo expandir para os EUA e agora tenho uma chancela. Esse prêmio do MIT cria uma ponte para emigração da Singu para o mercado americano. Facilita o contato com parceiros e no recrutamento de profissionais”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …