Modelo com dois tons de pele é caso raro de quimerismo com irmã gêmea

Taylor Muhl / Facebook

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl

Naquele que é um dos raríssimos casos de quimerismo humano, uma modelo norte-americana tem dois tons de pele, por ter se fundido com a irmã gêmea ainda dentro do útero.

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl, de 33 anos, vive com uma condição extremamente rara: seu corpo é fruto de um cruzamento celular no útero da mãe com sua irmã gêmea, que não chegou a nascer.

De acordo com a definição da revista científica Nature Genetics Review, o quimerismo é uma condição fisiológica na qual a composição genética de um indivíduo é mesclada por duas ou mais linhas celulares geneticamente distintas.

Isso significa que a modelo californiana tem dois sistemas imunológicos, dois tons de pele e até dois DNAs. A condição é perfeitamente visível na região abdominal, que está dividida em duas cores distintas, com uma parte da pele aparentemente correspondente à da sua irmã gêmea.

Taylor Muhl / Facebook

A modelo e cantora californiana Taylor Muhl

Taylor só descobriu que tinha quimerismo quando assistiu ao documentário “Chimerism”, e percebeu imediatamente a razão por ter aquela divisão na barriga, que até então considerava ser uma marca de nascença.

A questão estética não é o maior problema de Taylor. O quimerismo muitas vezes tem reflexo direto na sua saúde. Além de ter o tronco dividido em duas cores, no lado esquerdo do seu corpo tudo é um pouco maior.

Taylor também sofre constantemente com constipações, dores de cabeça e terríveis ciclos menstruais. Durante a época das gripes, sofre duas vezes mais do que as pessoas normais, já que ambos os sistemas imunológicos ficam enfraquecidos enquanto lutam contra a gripe.

Além disso, Taylor tem alergia a alguns metais – mas apenas em metade do corpo.

Estima-se que em todo o mundo haja apenas 100 pessoas com esta condição. Geralmente, as pessoas com quimerismo passam a vida inteira sem perceber que o têm, pois a condição normalmente não se manifesta no fenótipo (a aparência da pessoa), e só é possível identificá-la através de exames ao sangue.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …