Centenas de moedas romanas de ouro são encontradas no porão de teatro abandonado

No norte da Itália, perto da fronteira com a Suíça, arqueólogos encontraram centenas de moedas antigas de ouro. As moedas estavam no porão de um teatro abandonado na cidade de Como.

Pertencentes ao século V, no final do tempo do Império Romano, as moedas estavam em uma ânfora feita de pedra-sabão e enterradas na terra no porão de um antigo teatro, posteriormente transformado em cinema, fechado desde a década de 90.

Maria Grazia Facchinetti, especialista em moedas raras contou à CNN que a pessoa que enterrou a jarra “fez isso de tal maneira que, em caso de perigo, poderiam ir até o local e recuperá-las”. “As moedas estavam empilhadas em rolos, similarmente ao que se faz hoje nos bancos”, acrescentou.

Em coletiva de imprensa, a especialista afirmou que as moedas estão cunhadas com imagens dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, Antônio e Líbio Severo e “não vão além de 474 d.C.”.

“As pistas recolhidas nos fazem acreditar que o dono dessas moedas não era um sujeito individual, mas que poderiam pertencer a um banco público ou depósito”, afirmou Maria Grazia Facchinetti.

Segundo o Times of London, Luca Rinaldi, responsável arqueólogo local, classificou as mais de 300 moedas como tendo um valor “inestimável“. “Estamos falando de uma descoberta excepcional”, disse o arqueólogo.

“É praticamente uma coleção inteira, ao contrário de tudo aquilo que já foi encontrado no norte da Itália. Geralmente as moedas encontradas estão coladas, mas estas estão todas separadas, é quase como abrir uma carteira”, afirmou Rinaldi.

Segundo a mídia italiana, o valor das moedas de ouro do tempo romano pode chegar aos milhões de euros. Para a descoberta, os arqueólogos escavavam a base do teatro histórico Cressoni que, segundo o Ministério da Cultura, estaria sendo reestruturado.

De acordo com a Newsweek, o local estaria sendo preparado para se transformar em uma zona residencial. O teatro Cressoni abriu as portas em 1807 e fechou em 1997, pouco tempo depois de ter se tornado um cinema.

Segundo noticiado pela CNN, os arqueólogos também desenterram no mesmo local uma barra de ouro de outra jarra. O antigo cinema fica perto da área do fórum Novum Comum, local onde outros artefatos romanos também foram descobertos.

“Ainda não sabemos o verdadeiro significado histórico e cultural dessa descoberta”, afirmou o ministro da cultura Alberto Bonisoli em comunicado. “O que sabemos é que esta área provou ser um verdadeiro tesouro para a arqueologia”.

Descobertas no dia 7 de setembro, as moedas bem preservadas entram no leque das grandes descobertas recentes de artefatos romanos.

Em 2016, os arqueólogos descobriram uma moeda de ouro romana com 2 mil anos em Jerusalém, cunhada com a imagem de Nero, um dos imperadores romanos mais conhecidos. Outras moedas romanas também foram descobertas nos escombros das ruínas de um castelo no Japão.

Segundo o ministério do Patrimônio e Atividade Cultural, as moedas encontradas na cidade de Como foram transferidas para um laboratório de restauro sediado em Milão, onde serão examinadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …