Centenas de moedas romanas de ouro são encontradas no porão de teatro abandonado

No norte da Itália, perto da fronteira com a Suíça, arqueólogos encontraram centenas de moedas antigas de ouro. As moedas estavam no porão de um teatro abandonado na cidade de Como.

Pertencentes ao século V, no final do tempo do Império Romano, as moedas estavam em uma ânfora feita de pedra-sabão e enterradas na terra no porão de um antigo teatro, posteriormente transformado em cinema, fechado desde a década de 90.

Maria Grazia Facchinetti, especialista em moedas raras contou à CNN que a pessoa que enterrou a jarra “fez isso de tal maneira que, em caso de perigo, poderiam ir até o local e recuperá-las”. “As moedas estavam empilhadas em rolos, similarmente ao que se faz hoje nos bancos”, acrescentou.

Em coletiva de imprensa, a especialista afirmou que as moedas estão cunhadas com imagens dos imperadores Honório, Valentiniano III, Leão I, Antônio e Líbio Severo e “não vão além de 474 d.C.”.

“As pistas recolhidas nos fazem acreditar que o dono dessas moedas não era um sujeito individual, mas que poderiam pertencer a um banco público ou depósito”, afirmou Maria Grazia Facchinetti.

Segundo o Times of London, Luca Rinaldi, responsável arqueólogo local, classificou as mais de 300 moedas como tendo um valor “inestimável“. “Estamos falando de uma descoberta excepcional”, disse o arqueólogo.

“É praticamente uma coleção inteira, ao contrário de tudo aquilo que já foi encontrado no norte da Itália. Geralmente as moedas encontradas estão coladas, mas estas estão todas separadas, é quase como abrir uma carteira”, afirmou Rinaldi.

Segundo a mídia italiana, o valor das moedas de ouro do tempo romano pode chegar aos milhões de euros. Para a descoberta, os arqueólogos escavavam a base do teatro histórico Cressoni que, segundo o Ministério da Cultura, estaria sendo reestruturado.

De acordo com a Newsweek, o local estaria sendo preparado para se transformar em uma zona residencial. O teatro Cressoni abriu as portas em 1807 e fechou em 1997, pouco tempo depois de ter se tornado um cinema.

Segundo noticiado pela CNN, os arqueólogos também desenterram no mesmo local uma barra de ouro de outra jarra. O antigo cinema fica perto da área do fórum Novum Comum, local onde outros artefatos romanos também foram descobertos.

“Ainda não sabemos o verdadeiro significado histórico e cultural dessa descoberta”, afirmou o ministro da cultura Alberto Bonisoli em comunicado. “O que sabemos é que esta área provou ser um verdadeiro tesouro para a arqueologia”.

Descobertas no dia 7 de setembro, as moedas bem preservadas entram no leque das grandes descobertas recentes de artefatos romanos.

Em 2016, os arqueólogos descobriram uma moeda de ouro romana com 2 mil anos em Jerusalém, cunhada com a imagem de Nero, um dos imperadores romanos mais conhecidos. Outras moedas romanas também foram descobertas nos escombros das ruínas de um castelo no Japão.

Segundo o ministério do Patrimônio e Atividade Cultural, as moedas encontradas na cidade de Como foram transferidas para um laboratório de restauro sediado em Milão, onde serão examinadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …