Morre aos 85 anos a soprano espanhola Montserrat Caballé

Comunidad de Madrid / Flickr

A soprano catalã Montserrat Caballé

A soprano espanhola Montserrat Caballé morreu neste sábado (6) aos 85 anos em Barcelona, no hospital Sant Pau.

Conhecida por sua técnica e pela potência de sua voz, a cantora de ópera ficou famosa por interpretações de Rossini e Bellini, mas também por sua colaboração com o cantor de rock Freddie Mercury. O velório ocorrerá neste domingo (7).

A soprano espanhola teve uma carreira internacional prestigiosa de meio século. Nascida no dia 12 de abril de 1933 em Barcelona numa família modesta, Montserrat Caballé estudou no conservatório do Liceu antes de chegar à Ópera de Bâle em 1956, interpretando “A boêmia”, de Giacomo Puccini.

A catalã, cuja poderosa voz era venerada pelo amantes de Ópera, cantava diversos repertórios, passando por Rossini, Bellini, Donizetti, Mozart ou Dvorak. Em 7 de janeiro de 1962, Montserra Caballé chegou à Ópera de Barcelona, o Grand Teatre del Liceu, e iniciou uma longa história de amor com um público fiel.

O sucesso foi ainda maior a partir de 1965, com a interpretação de “Lucrécia Borgia”, de Gaetano Donizetti, em Nova York. Em 1967, a cantora foi novamente aclamada pelo público com a “Traviata”, de Verdi, sob a direção de Georges Prêtre.

Ela ficou também conhecida por quebrar tradições e gravar um álbum em parceria com o cantor de rock Freddie Mercury, do grupo Queen. Uma das canções foi escolhida como hino dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

Evocando uma “triste notícia”, o chefe do governo espanhol, Pedro Sanchez, parabenizou no Twitter “uma grande embaixadora do nosso país, uma soprano reconhecida internacionalmente”. “Montserrat Caballé, sua voz e sua delicadeza permanecerão sempre entre nós”, disse.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …

Por temer por sua segurança, Bolsonaro justifica ausência em debate

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (18), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais (live) que teme por sua segurança, daí a decisão de não participar de …