Morre aos 89 anos o excêntrico multimilionário americano Ross Perot

USASOC News Service / Wikimedia

O bilionário e antigo candidato presidencial independente Ross Perot (c)

O excêntrico multimilionário americano Ross Perot, que se candidatou à presidência dos Estados Unidos como independente em duas ocasiões na década de 1990, morreu nesta terça-feira aos 89 anos como consequência da leucemia com a qual foi diagnosticado meses atrás.

O multimilionário do Texas morreu durante a madrugada desta terça-feira na cidade de Dallas, segundo informou o porta-voz da família, James Fuller, a vários meios de comunicação locais.

De acordo com o porta-voz, o magnata foi diagnosticado com leucemia em fevereiro e uma infecção secundária em março quase acabou com sua vida já naquela ocasião.

Perot, cujas biografias sempre destacaram ter sido um multimilionário que se construiu sozinho, se tornou um dos homens mais ricos do país ao fundar em 1962 a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp, sendo um dos pioneiros desse setor. Posteriormente, vendeu sua companhia à General Motors por US$ 2,5 bilhões.

O empresário criou em 1988 outra companhia, a Perot Systems, que liderou até 2004 quando cedeu o comando a seu filho e passou a ocupar a cadeira de presidente honorário.

Em 1992, Perot saltou ao palco da política nacional ao lançar-se à campanha presidencial como candidato independente contra o então presidente republicano George H.W Bush (1989-1993) e o candidato democrata Bill Clinton (1993-2001).

Naquelas eleições vencidas por Clinton, o multimilionário texano obteve cerca de 19% dos votos, a maior porcentagem para um candidato independente em 80 anos. O amplo apoio recebido por Perot fez com que os republicanos lhe culpassem pela derrota de Bush pai, que não conseguiu ser reeleito.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltou a se candidatar com um programa ultraconservador às eleições presidenciais à frente do Partido da Reforma dos EUA e recebeu 8,4% dos votos.

Perot e sua mulher, Margot, tiveram cinco filhos e 16 netos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …