Morre aos 89 anos o excêntrico multimilionário americano Ross Perot

USASOC News Service / Wikimedia

O bilionário e antigo candidato presidencial independente Ross Perot (c)

O excêntrico multimilionário americano Ross Perot, que se candidatou à presidência dos Estados Unidos como independente em duas ocasiões na década de 1990, morreu nesta terça-feira aos 89 anos como consequência da leucemia com a qual foi diagnosticado meses atrás.

O multimilionário do Texas morreu durante a madrugada desta terça-feira na cidade de Dallas, segundo informou o porta-voz da família, James Fuller, a vários meios de comunicação locais.

De acordo com o porta-voz, o magnata foi diagnosticado com leucemia em fevereiro e uma infecção secundária em março quase acabou com sua vida já naquela ocasião.

Perot, cujas biografias sempre destacaram ter sido um multimilionário que se construiu sozinho, se tornou um dos homens mais ricos do país ao fundar em 1962 a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp, sendo um dos pioneiros desse setor. Posteriormente, vendeu sua companhia à General Motors por US$ 2,5 bilhões.

O empresário criou em 1988 outra companhia, a Perot Systems, que liderou até 2004 quando cedeu o comando a seu filho e passou a ocupar a cadeira de presidente honorário.

Em 1992, Perot saltou ao palco da política nacional ao lançar-se à campanha presidencial como candidato independente contra o então presidente republicano George H.W Bush (1989-1993) e o candidato democrata Bill Clinton (1993-2001).

Naquelas eleições vencidas por Clinton, o multimilionário texano obteve cerca de 19% dos votos, a maior porcentagem para um candidato independente em 80 anos. O amplo apoio recebido por Perot fez com que os republicanos lhe culpassem pela derrota de Bush pai, que não conseguiu ser reeleito.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltou a se candidatar com um programa ultraconservador às eleições presidenciais à frente do Partido da Reforma dos EUA e recebeu 8,4% dos votos.

Perot e sua mulher, Margot, tiveram cinco filhos e 16 netos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …

Inteligência dos EUA diz que Rússia atua por reeleição de Trump

Oficiais alertam parlamentares de que Moscou vem interferindo para ajudar campanha eleitoral do presidente americano. Mídia afirma que Trump substituiu diretor de Inteligência Nacional após se irritar com a revelação. Oficiais de inteligência dos EUA alertaram …

Levantamento aponta que Brasil tem 300 mil bruxos e bruxas

De acordo com a União Wicca do Brasil (UWB), há cerca de 300 mil bruxos e bruxas no país. O Rio de Janeiro é o estado campeão em número de praticantes, somando 40 mil adeptos …