Morre aos 89 anos o excêntrico multimilionário americano Ross Perot

USASOC News Service / Wikimedia

O bilionário e antigo candidato presidencial independente Ross Perot (c)

O excêntrico multimilionário americano Ross Perot, que se candidatou à presidência dos Estados Unidos como independente em duas ocasiões na década de 1990, morreu nesta terça-feira aos 89 anos como consequência da leucemia com a qual foi diagnosticado meses atrás.

O multimilionário do Texas morreu durante a madrugada desta terça-feira na cidade de Dallas, segundo informou o porta-voz da família, James Fuller, a vários meios de comunicação locais.

De acordo com o porta-voz, o magnata foi diagnosticado com leucemia em fevereiro e uma infecção secundária em março quase acabou com sua vida já naquela ocasião.

Perot, cujas biografias sempre destacaram ter sido um multimilionário que se construiu sozinho, se tornou um dos homens mais ricos do país ao fundar em 1962 a empresa de serviços informáticos Electronic Data Systems Corp, sendo um dos pioneiros desse setor. Posteriormente, vendeu sua companhia à General Motors por US$ 2,5 bilhões.

O empresário criou em 1988 outra companhia, a Perot Systems, que liderou até 2004 quando cedeu o comando a seu filho e passou a ocupar a cadeira de presidente honorário.

Em 1992, Perot saltou ao palco da política nacional ao lançar-se à campanha presidencial como candidato independente contra o então presidente republicano George H.W Bush (1989-1993) e o candidato democrata Bill Clinton (1993-2001).

Naquelas eleições vencidas por Clinton, o multimilionário texano obteve cerca de 19% dos votos, a maior porcentagem para um candidato independente em 80 anos. O amplo apoio recebido por Perot fez com que os republicanos lhe culpassem pela derrota de Bush pai, que não conseguiu ser reeleito.

Quatro anos mais tarde, em 1996, Perot voltou a se candidatar com um programa ultraconservador às eleições presidenciais à frente do Partido da Reforma dos EUA e recebeu 8,4% dos votos.

Perot e sua mulher, Margot, tiveram cinco filhos e 16 netos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …