Morreu Alan Bean, o quarto homem na Lua

(dr) Alan Bean

O antigo astronauta Alan Bean se tornou pintor

Alan Bean, o quarto homem a caminhar na Lua, morreu aos 86 anos, informou a NASA em um comunicado.

Morreu Alan Bean, o astronauta que, quatro meses depois de Neil Armstrong ter dado um pequeno passo para um homem mas um passo de gigante para a Humanidade, se tornou no quarto homem a fazê-lo.

“Bean, 86 anos, morreu neste sábado, 26 de maio, no Houston Methodist Hospital em Houston, Texas. Sua morte aconteceu depois dele ficar doente durante uma viagem para Fort Wayne, Indiana, duas semanas antes”, informou o comunicado da agência espacial norte-americana.

Capitão da Marinha dos Estados Unidos, Alan Bean tornou-se astronauta em 1963. Seis anos mais tarde, foi piloto do módulo lunar na Apollo 12, a segunda missão dos EUA à Lua.

Bean e seu colega Peter Conrad exploraram a superfície da Lua e realizaram experimentos, enquanto Richard Gordon orbitou o satélite da Terra no módulo de comando, procurando por posições de pouso para futuras missões lunares.

“Eu lembro de uma vez olhar para a Terra e começar a pensar: ‘Puxa, isso é lindo.’ Então eu disse para mim mesmo: ‘Pare de besteiras e vai recolher as pedras’. Achávamos que a reflexão não era produtiva”, disse Alan Bean para a revista People em 1981.

A missão Apollo 12 começou com um susto. Pouco depois da decolagem, o foguete foi atingido por um raio, mas a tripulação conseguiu continuar o vôo programado para a Lua. Bean e Conrad passaram mais de 31 horas na superfície da lua, incluindo mais de sete horas trabalhando fora do módulo lunar.

Em 1973, Bean comandou a missão Skylab 3, a segunda missão tripulada à primeira estação espacial dos EUA.

Bean nasceu em 15 de março de 1932, em Wheeler, no Texas. Desejando se tornar um piloto, ele começou a treinar em vôos aos 17 anos. Ele se formou em engenharia aeronáutica na Universidade do Texas, em seguida, e foi contratado como oficial da Marinha dos EUA.

Ele treinou como piloto de testes da Marinha sob orientação de Peter Conrad, que anos depois, durante seu tempo de astronauta, desempenhou um papel crucial na designação de Bean para a missão Apollo.

Alan Bean passou 69 dias, 15 horas e 45 minutos no espaço, antes de sua aposentadoria em 1981.

Depois de deixar a NASA, o ex-astronauta se dedicou à pintura, tendo criado várias obras que retratavam passeios na superfície lunar usando poeira e detritos trazidos da Lua.

Ciberia // Sputnik News / NPR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …

Repórter da CNN é preso ao vivo em protesto por morte de homem negro. Trump pede tiros em manifestantes

Minneapolis vive uma escalada de violência provocada por um policial branco que matou, de forma brutal, um homem negro. George Floyd foi asfixiado pelo joelho do oficial enquanto era filmado em plena luz do dia. Nem …

Diário de oficial nazista revela suposta localização de toneladas de ouro em castelo

Pesquisadores que buscam bilhões de dólares em tesouros nazistas roubados da Europa acreditam ter encontrado a localização de toneladas de ouro debaixo de antigo castelo alemão. Os pesquisadores acreditam ter encontrado 28 toneladas de ouro roubadas …

Coreia do Sul registra aumento de casos de coronavírus e teme nova onda da epidemia

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (28) o maior aumento de novas contaminações por coronavírus em quase dois meses, devido a um surto de casos em um armazém de uma empresa de comércio …

Desigualdade eleva letalidade da covid na favela, diz estudo

Quase todos os dias, com ou sem pandemia, a diarista Joceliane Gomes Santos de Freitas, 29 anos, sai de casa às 7h em Barra do Ceará, comunidade de Fortaleza onde mora com o marido e …

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …