França reivindica morte de comandante jihadista ligado à Al-Qaeda no Mali

A França anunciou nesta sexta-feira (13) a morte de um comandante jihadista de primeiro escalão, vinculado à Al-Qaeda, no Mali. Bah Ag Moussa estava associado a vários ataques na região africana do Sahel nos últimos anos.

A ministra francesa da Defesa, Florence Parly, indicou, em um comunicado, uma operação com “importantes meios de inteligência e um dispositivo de interceptação integrado por helicópteros e tropas em terra” para chegar até Bah Ag Moussa. Ele é descrito como “comandante militar” do Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (GSIM), ligado à Al-Qaeda.

Segundo o comunicado, Bah Ag Moussa é considerado como o “responsável por vários ataques contra as forças do Mali e forças internacionais”, assim como dos “principais líderes militares jihadistas do Mali, encarregado sobretudo pela formação dos novos recrutas”.

De acordo com o porta-voz do Estado-Maior francês, o coronel Frédéric Barbry, os militares tentaram interceptar a caminhonete do jihadista, que estava acompanhado por outras quatro pessoas não identificadas, a 100 quilômetros de Menaka, no leste do Mali.

“Os ocupantes, que estavam fortemente armados, abriram fogo”, disse. O confronto durou 15 minutos e os cinco homens foram mortos, de acordo com o coronel.

Avanço para a segurança do Sahel

Em junho, o exército francês matou o líder histórico da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (Aqmi), Abdelmalek Droukdal. Mas a morte deste homem, que permanecia afastado do campo de batalha, não mudou a situação de segurança na região do Sahel. A morte de Ag Moussa, conhecido como “Bamoussa”, um ex-oficial do exército do Mali, mas também membro fundador do grupo jihadista Ansar Dine, pode ser mais significativa.

De origem tuaregue, considerado um “terrorista” pela ONU e o governo dos Estados Unidos, Ag Moussa foi um dos protagonistas das rebeliões desta etnia dos anos 1990 e 2000. Ele seria responsável por importantes ataques contra as forças do Mali, incluindo atentados em julho de 2016 e março de 2019, que deixaram 20 mortos cada.

Segundo o think-tank Counter Extremist Project, desde 2017 Ag Moussa era o “dirigente operacional” do Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos liderado pelo chefe tuaregue Iyad Ag Ghaly. O grupo se tornou uma das principais forças jihadistas no Sahel junto ao rival Grupo Estado Islâmico do Grande Sahara.

Em guerra aberta um contra o outro, ambos são o alvo prioritário da operação militar francesa Barkhane, realizada desde 2014 e que conta com mais de 5.000 soldados.

Líder da etnia tuaregue

Embora seja considerado como o responsável por violentos ataques contra as forças do Mali, Ag Moussa era popular entre os membros da comunidade tuaregue. “Ele era menos visto como um jihadista e considerado como um líder histórico da contestação tuaregue”, explica Ferdaous Bouhlel, pesquisadora associada à universidade de Tours, no centro oeste da França.

No início de 2020, o presidente do Mali, Ibrahim Boubakar Keita, disse que estava disposto ao diálogo com grupos jihadistas e enviar emissários para negociar com o chefe tuaregue Iyad Ag Ghaly e o pregador Amadou Koufa. No entanto, Keita foi deposto por uma junta militar em agosto.

Em uma visita em outubro à Bamako do chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, o primeiro-ministro interino do Mali, Moctar Ouane, defendeu “a necessidade de um diálogo com os grupos armados. No entanto, o governo francês descarta a possibilidade.

Não podemos negociar com grupos jihadistas que não renunciaram ao combate terrorista”, afirmou recentemente a ministra francesa da Defesa, Florence Parly.

A morte de Ag Moussa confirma que a opção militar continua sendo privilegiada pela França, que recentemente anunciou operações contra o Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos e o Grupo Estado Islâmico do Grande Sahara. Para especialistas nesta questão, ao insistir neste objetivo, o governo francês corre o risco de atrasar negociações de paz na região.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …