Morte de animal de estimação pode partir nosso coração – literalmente

Joanie Simpson mostrava os sintomas clássicos de um ataque cardíaco quando entrou nas urgências de um hospital em Houston, nos EUA. Mas os exames  revelaram algo muito diferente. Clinicamente, ela tinha o coração partido.

Cardiomiopatia de Takotsubo (TCM) é o nome de uma síndrome cardíaca transitório em que o enfraquecimento do ventrículo esquerdo do coração – responsável pelo bombeamento de sangue – provoca sintomas de um ataque cardíaco.

Geralmente, a síndrome acontece após um evento emocional, característica que valeu o nome de síndrome do coração partido. E Joanie Simpson estava, de fato, de coração partido após a morte do seu animal de estimação, uma Yorkshire Terrier chamada Meha.

A experiência de Joanie, ocorrida em 2016, foi descrita esta semana no New England Journal of Medicine. Segundo um dos seus médicos, Abhishek Maiti, o caso de Joanie Simpson é “muito conciso e elegante” por retratar uma “condição fascinante, bastante real e por vezes fatal”.

Embora não seja o primeiro caso conhecido que associa a síndrome do coração partido ao estresse sentido após a morte de um animal de estimação, este caso torna evidente que o sofrimento pela doença ou morte de um animal pode ser tão destrutivo como a morte de um ser humano.

Um conjunto de pesquisas apoia esta abordagem, confirmada num estudo recente que diz: os animais de estimação estão intimamente ligados à saúde e à felicidade dos donos. O estudo revela ainda que os proprietários de animais com doenças crônicas têm níveis mais elevados de ansiedade e estresse.

(dr) Joanie Simpson

Meha, a simpática Yorkshire Terrier que partiu o coração a Joanie Simpson

“As crianças cresceram e saíram de casa. Ela era a nossa pequena”, disse Joanie. Em maio de 2016, a cadela ficou tão doente que a dona tomou a decisão de abatê-la. Quando o dia chegou, a Yorkshire parecia bem, pelo que Joanie mudou de ideia. No entanto, Meha acabou morrendo no dia seguinte. “Foi horrível ter visto“, disse.

Nesta fase da vida, Joanie Simpson passava por momentos difíceis e de muita ansiedade. Quando os medicamentos finalmente a estabilizaram, os médicos revelaram seu diagnóstico: a síndrome de coração partido. “Fez todo o sentido”, afirmou a paciente.

Mesmo tendo sido um momento traumático e doloroso, Simpson diz que continuará tendo animais de estimação. “Eles dão tanto amor e companheirismo… Não é isso que vai me impedir de tê-los”, conclui Joanie Simpson.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …