Morte de animal de estimação pode partir nosso coração – literalmente

Joanie Simpson mostrava os sintomas clássicos de um ataque cardíaco quando entrou nas urgências de um hospital em Houston, nos EUA. Mas os exames  revelaram algo muito diferente. Clinicamente, ela tinha o coração partido.

Cardiomiopatia de Takotsubo (TCM) é o nome de uma síndrome cardíaca transitório em que o enfraquecimento do ventrículo esquerdo do coração – responsável pelo bombeamento de sangue – provoca sintomas de um ataque cardíaco.

Geralmente, a síndrome acontece após um evento emocional, característica que valeu o nome de síndrome do coração partido. E Joanie Simpson estava, de fato, de coração partido após a morte do seu animal de estimação, uma Yorkshire Terrier chamada Meha.

A experiência de Joanie, ocorrida em 2016, foi descrita esta semana no New England Journal of Medicine. Segundo um dos seus médicos, Abhishek Maiti, o caso de Joanie Simpson é “muito conciso e elegante” por retratar uma “condição fascinante, bastante real e por vezes fatal”.

Embora não seja o primeiro caso conhecido que associa a síndrome do coração partido ao estresse sentido após a morte de um animal de estimação, este caso torna evidente que o sofrimento pela doença ou morte de um animal pode ser tão destrutivo como a morte de um ser humano.

Um conjunto de pesquisas apoia esta abordagem, confirmada num estudo recente que diz: os animais de estimação estão intimamente ligados à saúde e à felicidade dos donos. O estudo revela ainda que os proprietários de animais com doenças crônicas têm níveis mais elevados de ansiedade e estresse.

(dr) Joanie Simpson

Meha, a simpática Yorkshire Terrier que partiu o coração a Joanie Simpson

“As crianças cresceram e saíram de casa. Ela era a nossa pequena”, disse Joanie. Em maio de 2016, a cadela ficou tão doente que a dona tomou a decisão de abatê-la. Quando o dia chegou, a Yorkshire parecia bem, pelo que Joanie mudou de ideia. No entanto, Meha acabou morrendo no dia seguinte. “Foi horrível ter visto“, disse.

Nesta fase da vida, Joanie Simpson passava por momentos difíceis e de muita ansiedade. Quando os medicamentos finalmente a estabilizaram, os médicos revelaram seu diagnóstico: a síndrome de coração partido. “Fez todo o sentido”, afirmou a paciente.

Mesmo tendo sido um momento traumático e doloroso, Simpson diz que continuará tendo animais de estimação. “Eles dão tanto amor e companheirismo… Não é isso que vai me impedir de tê-los”, conclui Joanie Simpson.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …