Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras.

Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia de covid-19. Para documentar esse impacto da crise, o Museu de Londres lançou nesta quinta-feira (26/11) um projeto que visa coletar relatados de sonhos e pesadelos que moradores da capital britânica tiveram durante o confinamento.

De acordo com o museu, a vida dos habitantes de Londres não mudou apenas no cotidiano devido à pandemia, mas também “em relação como dormimos e sonhamos”. Chamado de “Guardiões do Sono”, o projeto irá coletar sonhos na forma de história oral, além de analisar o que os sonhos podem dizer sobre saúde mental e maneiras de como lidar com o estresse externo, especialmente em tempos de crise.

Até 15 de janeiro, voluntários poderão se inscrever para participar do projeto, que é desenvolvido em parceria com o Museu dos Sonhos da Universidade de Western, no Canadá. Em fevereiro, os selecionados serão convidados para conversar sobre seus sonhos com uma equipe internacional de especialistas.

Segundo a curadora digital do Museu de Londres, Foteini Aravani, a gravação dos sonhos permitirá não somente “documentar uma experiência fundamental compartilhada da pandemia”, mas também ampliar a definição de “objeto de museu”.

“Iremos colecionar histórias orais em primeira pessoa com o objetivo de fornecer uma narrativa mais emotiva e pessoal deste tempo para futuras gerações”, acrescentou Aravani.

Sonhos mais vívidos do que o normal, pesadelos desconcertantes, insônia ou cansaço ao acordar são experiências frequentes após a chegada do coronavírus, segundo o levantamento do King’s College London e da empresa de pesquisa de mercado Ipsos MORI que inspirou o projeto do museu.

O levantamento, que ouviu 2.254 britânicos no final de maio, descobriu que 63% dos entrevistados sofreram algum distúrbio do sono desde o início do confinamento no Reino Unido, em 23 de março. A pesquisa questionou os entrevistados sobre os tipos de alterações do sono mais frequentes.

Quando o projeto do museu estiver concluído, será possível saber não somente como os britânicos dormiram na pandemia, mas o que eles sonharam a partir do momento em que se viram obrigados a ficarem confinados em casa.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …