Não deveríamos lavar a louça na mão (e especialistas explicam por quê)

Lavar a louça sem que seja na mão pode não ser a realidade da maioria dos brasileiros, que não contam com máquinas para lavar os utensílios domésticos. No entanto, especialistas revelam que, afinal, lavar a louça na máquina não é mais limpo, barato e ecológico, como pode nos poupar quase 10 dias por ano.

Por norma, assumimos que não importa quão avançada seja a nossa tecnologia, pois as máquinas nunca serão capazes de substituir as nossas habilidades.

Lavar a louça, por exemplo, é uma dessas tarefas. Mais de 150 anos depois da construção da primeira máquina em 1850, a maioria de nós ainda continua a lavar a louça na mão. Ou então, para quem tem o aparelho em casa, pelo menos, tendemos a passar os pratos por água antes de colocá-los na máquina de lavar.

De acordo com as estatísticas, as máquinas de lavar louça modernas são mais rápidas, higiênicas e muito melhores para o ambiente do que alguma vez seremos. Talvez, seja a hora de ceder e deixar as máquinas de lavar louça assumir o controle.

Ainda há o mito que a lavagem da louça à mão é mais higiênica e melhor para o meio ambiente, principalmente se conseguirmos encher uma pia com a louça de toda a família.

No entanto, uma pesquisa demonstrou que essa já não é a melhor forma. Lavar a louça na máquina não só é mais barato, como também é muito mais eficiente a nível de água e energia.

“Embora seja possível usar menos água e energia na lavagem de pratos na mão, essa situação é extremamente improvável”, disse Jonah Schein, coordenador técnico de casas e prédios do programa WaterSense, da Agência de Proteção Ambiental, referindo-se a máquinas certificadas pela companhia Energy Star.

“Para lavar a mesma quantidade de pratos que podem caber em uma única carga de uma máquina de lavar louça e usar menos água, precisamos ser capazes de lavar oito colocações completas e ainda limitar o tempo total em que torneira está aberta em menos de dois minutos”, acrescenta.

Steven Nadel, diretor executivo do Conselho Americano para a Eficiência e Economia Energética, vai ainda mais longe, explicando que é totalmente desnecessário passar a louça por uma primeira lavagem antes de colocá-la na máquina. Nas máquinas modernas, não é preciso fazer mais nada além de retirar os restos de comida.

“As máquinas de lavar antigas, genericamente, não deixavam os pratos muito limpos, a menos que tivessem de passar por uma pré-lavagem”, no entanto, as novas máquinas de lavar louça “não têm esse problema. Quase todas as máquinas atuais têm sensores que, dependendo da sujeira nos pratos, ajustam o modo de lavagem. Ou seja, no fim, os pratos vão ficar limpos”, disse Chris Mooney ao Washington Post em 2015.

Além disso, as máquinas de lavar louça podem também disparar jatos de água altamente controlados a 60 graus Celsius – coisa que as nossas mãos nunca conseguirão fazer –, embora os especialistas considerem que só seja necessário lavar a 48 graus.

Na verdade, e de acordo com o Consumer Reports, pré-lavar nossos pratos pode significar um desperdício de mais de 22 mil litros de água por ano.

Já o programa da Energy Star concluiu que entregar todas as tarefas da lavagem de louça a uma máquina nos economiza 230 horas, quase dez dias por ano.

Os dados foram validados por um vasto grupo de especialistas – incluindo o Consumer Reports, a Agência de Proteção Ambiental, o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, o Conselho Americano para a Eficiência e Economia Energética – que acreditam que o melhor é mesmo deixar a máquina fazer seu trabalho.

A questão agora é: o que faremos com todo esse tempo livre?

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …