“Não podemos permitir que a ordem de paz se desmanche”, diz presidente alemão

Com a capitulação incondicional da Wehrmacht (Forças Armadas nazistas) perante os Aliados, terminava no dia 8 de maio de 1945 a Segunda Guerra Mundial na Europa, que durou quase seis anos e havia sido deflagrada pela Alemanha de Adolf Hitler.

Em vários pontos da Europa, eventos lembraram os 75 anos do fim do conflito nesta sexta-feira (08/05), mas sem as amplas celebrações que haviam sido planejadas, devido à pandemia do novo coronavírus e às medidas impostas para conter a disseminação da doença.

Na Alemanha, a cerimônia com 1.600 convidados que reuniria chefes de Estado e de governo deu lugar a um evento menor, em que a chanceler federal alemã, Angela Merkel, depositou uma coroa de flores na Neue Wache em Berlim, principal memorial do país para homenagear as vítimas de guerras e ditaduras.

Um chamado Staatsakt, ou cerimônia com honrarias de Estado, do tipo só havia sido realizado uma vez para marcar o dia 8 de maio, em 1995, sob o presidente Roman Herzog.

Nesta sexta-feira, participaram ainda do evento reduzido na Alemanha o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e os presidente do Bundestag (Parlamento alemão), Wolfgang Schäuble, do Bundesrat (conselho dos estados), Dietmar Woidke, e do Tribunal Constitucional Federal, Andreas Vosskuhle.

Em discurso, Steinmeier apelou à população alemã para que demonstre mais responsabilidade em relação à Europa e ao mundo. Ele lembrou o juramento feito após o fim da guerra na Alemanha: “Nunca mais.” “Em nenhum outro lugar, essa frase é mais significativa do que na Europa. Precisamos manter a Europa unida”, disse Steinmeier.

O presidente alemão alertou ainda que, se essa premissa não for cumprida, “também durante e após esta pandemia”, os alemães não serão dignos do 8 de maio.

“Se a Europa fracassar, fracassará também o ‘nunca mais'”, disse o presidente, destacando que, após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha se transformou de uma ameaça à ordem mundial a um incentivador dela. “Não podemos permitir que essa ordem mundial de paz se desmanche diante de nossos olhos.

Steinmeier ainda pediu maior cooperação internacional, também em meio à pandemia de coronavírus. O país ajudou a organizar recentemente uma reunião de países que doaram bilhões de euros para financiar uma vacina contra o coronavírus, da qual os Estados Unidos não participaram.

A célebre frase do ex-presidente Richard von Weizsäcker, que chamou o 8 de Maio de “Dia da Libertação”, deve ser reinterpretada, afirmou Steinmeier.

Na época, a declaração “ele nos libertou do sistema desumano da tirania nacional-socialista” tinha como contexto a relação da Alemanha com o passado. Hoje em dia, segundo Steinmeier, é preciso pensar no futuro. “Naquela época, fomos libertados. Hoje, precisamos libertar a nós mesmos“, discursou. “Fomos libertados – libertados para assumir responsabilidade sobre nós mesmos.”

Steinmeier ainda lembrou as vítimas de recentes ataques extremistas em Hanau, Halle e Kassel, apontando que é preciso resistir a um novo nacionalismo, ao “fascínio pelo autoritário”, à desconfiança, ao isolamento entre as nações, à difamação e à xenofobia. “Essas manifestações não são nada mais do que os velhos fantasmas do mal com nova roupagem.”

De forma inédita, foi declarado feriado na capital federal, Berlim. O partido A Esquerda pediu no Bundestag que o governo federal transforme o 8 de Maio num feriado nacional, mas a reivindicação não obteve maioria no Parlamento na quinta-feira. Apenas o Partido Verde aprovou a medida, além do A Esquerda.

A líder da legenda no comitê de Relações Exteriores do Bundestag, Sevim Dagdelen, depositou na quinta uma coroa no Monumento Soviético no Tiergarten de Berlim e disse que sentiu falta de um gesto similar por parte de Merkel. “Teria sido um sinal importante de reconhecimento e apreciação“, afirmou.

Nesta sexta-feira, na França, o presidente Emmanuel Macron depositou uma coroa de flores aos pés da estátua do general Charles de Gaulle em Paris, antes de participar de uma cerimônia em homenagem ao 8 de Maio no Arco do Triunfo, onde reacendeu simbolicamente a “chama eterna”. De Gaulle liderou as tropas francesas durante a guerra a partir do exílio em Londres, depois que a França havia sido invadida pelos alemães em 1940. A França foi libertada em 1944.

No Reino Unido, a rainha Elizabeth 2ª deverá fazer um discurso para marcar a data às 21h locais, horário exato em que seu pai, o Rei George 6º, se dirigiu à população pelo rádio, há 75 anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …