Narcisistas podem ser irritantes, mas são mais bem-sucedidos

Os narcisistas podem ser pessoas irritantes que procuram constantemente chamar a atenção, mas são também mais propensos a ter sucesso, de acordo com um novo estudo internacional.

Mesmo que seus traços de personalidade possam parecer negativos, os cientistas acreditam que a crença de superioridade dos narcisistas gera uma espécie de “resistência mental”, que não lhes permite desistir.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em áreas como educação, trabalho e vida sentimental. O “elevado sentido de autoestima”, dizem, lhes assegura uma grande autoconfiança.

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços “sombrios” das personalidades “malévolas”. A este traço, soma-se a psicopatia e o maquiavelismo, sendo que os narcisistas tendem a ser egocêntricos, vaidosos e carentes de admiração alheia.

Segundo Kostas Papageorgiou, da Queen’s University, em Belfast (Reino Unido), a pesquisa mostra que os narcisistas são frequentemente bem-sucedidos socialmente, não se deixando intimidar pela rejeição e seu desejo por atenção pode torná-los “encantadores” e altamente motivados.

Ao deixar de lado a moralidade social convencional e focando apenas no sucesso, o “narcisismo pode parecer um traço muito positivo“, diz o psicólogo. “Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa”, acrescenta.

Esse traço pode ser insuportável para todos os que cercam os narcisistas, mas Papageorgiou acredita que esse tipo de autoconfiança sem limites também está ligada à capacidade de ser “mentalmente forte” e disponível para “abraçar desafios”.

Eu, eu e eu

De acordo com o psicólogo, o “poder” do narcisismo está atualmente à vista do público: o comportamento prevaleceu na cultura popular e está também presente nas redes sociais, na televisão em tempo real ou na política.

Papageorgiou faz parte de uma equipe de pesquisadores que incluiu acadêmicos da Goldsmiths, da Universidade de Londres, do King’s College, da Universidade do Texas em Austin (EUA) e da Universidade Metropolitana de Manchester. Os resultados foram publicados no mês de abril na Science Direct.

A equipe usou o desempenho de jovens em exames do Ensino Médio para demonstrar como os narcisistas conseguiam superar pessoas com mais capacidades.

Através de uma amostra de mais 300 alunos identificados como narcisistas de uma escola de ensino médio na Itália, os cientistas descobriram que eles tendem a obter melhores notas em provas do que seria esperado em outros testes de inteligência.

Os psicólogos disseram que – além de características como o egoísmo e a necessidade de dominar – os narcisistas tinham altos níveis de resiliência e de determinação.

Conclusão: os narcisistas em estudo não eram mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos. E, dessa forma, conseguiam ultrapassar outros alunos que teriam maiores capacidades.

Mais atraentes

Segundo Papageorgiou, os narcisistas carregam seu sentido de superioridade de forma a obter vantagens para a escola, universidade, trabalho – e até mesmo para o romance. “Os narcisistas são bastante carismáticos. Se passarmos muito tempo tentando ser charmosos e persuadindo outras pessoas, isso pode nos tornar mais atraentes”, explica.

Para o psicólogo, é possível que haja um elemento evolutivo que contribui para o aumento do narcisismo. Os narcisistas tendem a ter mais parceiros sexuais, acabando por transmitir mais os seus genes. Papageorgiou diz que cerca de 60% do narcisismo é herdado, sendo o resto moldado pelo ambiente.

Os narcisistas podem ser “absolutamente destrutivos para quem os cerca”, mas não há nada de inevitável nisso, podendo as pessoas com esses traços limitar o impacto do seu caráter nos outros. “Podemos controlar esses traços, em vez de deixar que nos controlem”, explicou.

O pesquisador conclui que os traços de personalidade não devem ser vistos como “bons ou ruins”, mas como “produtos da evolução” e “expressões da natureza humana“.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Argélia expulsa 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças); e as envia para o deserto

Neste domingo (15), a Argélia expulsou 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da …

Presidente eleito do México quer cortar o próprio salário pela metade

Andres Manuel Lopez Obrador, o presidente eleito do México, disse que quer receber cerca de metade do salário que seu antecessor recebia, assim que assumir o cargo em dezembro. “O que nós queremos é que o …

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem restituição do IR

O crédito bancário para mais de 3,3 milhões de contribuintes contemplados no segundo lote de restituições do Imposto de Renda é feito nesta segunda-feira (16). A consulta ao segundo lote foi aberta no último dia …

STF suspende resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (16) a Resolução Normativa 433, de 28 de junho de 2018, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Agência Nacional de …

Trump e Putin na Finlândia: "Nosso relacionamento nunca foi pior"

Os presidentes dos EUA e da Rússia realizam, nesta segunda-feira (16), em Helsinque, sua primeira cúpula bilateral, sob o espectro da ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e ainda da situação na Ucrânia …

Após 25 anos em queda, mortalidade infantil volta a subir no país

O índice de mortalidade infantil voltou a aumentar no Brasil, pela primeira vez, desde 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil …

Cinco meses de intervenção no Rio: chacinas aumentam e apreensão de arma diminui

O Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço dos cinco meses de intervenção federal no Rio de Janeiro. A conclusão? “Muito …

Feminicídio: funcionária do Ministério dos Direitos Humanos é assassinada

Uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos foi assassinada neste sábado (14), em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal a cerca de 26 quilômetros do centro de Brasília. A 33ª Delegacia de Polícia …

Mergulhador manda Elon Musk enfiar submarino onde dói mais; empresário reage: "Pedófilo"

Elon Musk, o multimilionário da Tesla, se envolveu em uma troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram do resgate dos 12 adolescentes da Tailândia, chegando mesmo a chamá-lo de “pedófilo”. O CEO …

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em Cluj-Napoca, na Romênia. Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, é de São Paulo. Desde 2012 o Brasil não conseguia um …