Narcisistas podem ser irritantes, mas são mais bem-sucedidos

Os narcisistas podem ser pessoas irritantes que procuram constantemente chamar a atenção, mas são também mais propensos a ter sucesso, de acordo com um novo estudo internacional.

Mesmo que seus traços de personalidade possam parecer negativos, os cientistas acreditam que a crença de superioridade dos narcisistas gera uma espécie de “resistência mental”, que não lhes permite desistir.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em áreas como educação, trabalho e vida sentimental. O “elevado sentido de autoestima”, dizem, lhes assegura uma grande autoconfiança.

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços “sombrios” das personalidades “malévolas”. A este traço, soma-se a psicopatia e o maquiavelismo, sendo que os narcisistas tendem a ser egocêntricos, vaidosos e carentes de admiração alheia.

Segundo Kostas Papageorgiou, da Queen’s University, em Belfast (Reino Unido), a pesquisa mostra que os narcisistas são frequentemente bem-sucedidos socialmente, não se deixando intimidar pela rejeição e seu desejo por atenção pode torná-los “encantadores” e altamente motivados.

Ao deixar de lado a moralidade social convencional e focando apenas no sucesso, o “narcisismo pode parecer um traço muito positivo“, diz o psicólogo. “Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa”, acrescenta.

Esse traço pode ser insuportável para todos os que cercam os narcisistas, mas Papageorgiou acredita que esse tipo de autoconfiança sem limites também está ligada à capacidade de ser “mentalmente forte” e disponível para “abraçar desafios”.

Eu, eu e eu

De acordo com o psicólogo, o “poder” do narcisismo está atualmente à vista do público: o comportamento prevaleceu na cultura popular e está também presente nas redes sociais, na televisão em tempo real ou na política.

Papageorgiou faz parte de uma equipe de pesquisadores que incluiu acadêmicos da Goldsmiths, da Universidade de Londres, do King’s College, da Universidade do Texas em Austin (EUA) e da Universidade Metropolitana de Manchester. Os resultados foram publicados no mês de abril na Science Direct.

A equipe usou o desempenho de jovens em exames do Ensino Médio para demonstrar como os narcisistas conseguiam superar pessoas com mais capacidades.

Através de uma amostra de mais 300 alunos identificados como narcisistas de uma escola de ensino médio na Itália, os cientistas descobriram que eles tendem a obter melhores notas em provas do que seria esperado em outros testes de inteligência.

Os psicólogos disseram que – além de características como o egoísmo e a necessidade de dominar – os narcisistas tinham altos níveis de resiliência e de determinação.

Conclusão: os narcisistas em estudo não eram mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos. E, dessa forma, conseguiam ultrapassar outros alunos que teriam maiores capacidades.

Mais atraentes

Segundo Papageorgiou, os narcisistas carregam seu sentido de superioridade de forma a obter vantagens para a escola, universidade, trabalho – e até mesmo para o romance. “Os narcisistas são bastante carismáticos. Se passarmos muito tempo tentando ser charmosos e persuadindo outras pessoas, isso pode nos tornar mais atraentes”, explica.

Para o psicólogo, é possível que haja um elemento evolutivo que contribui para o aumento do narcisismo. Os narcisistas tendem a ter mais parceiros sexuais, acabando por transmitir mais os seus genes. Papageorgiou diz que cerca de 60% do narcisismo é herdado, sendo o resto moldado pelo ambiente.

Os narcisistas podem ser “absolutamente destrutivos para quem os cerca”, mas não há nada de inevitável nisso, podendo as pessoas com esses traços limitar o impacto do seu caráter nos outros. “Podemos controlar esses traços, em vez de deixar que nos controlem”, explicou.

O pesquisador conclui que os traços de personalidade não devem ser vistos como “bons ou ruins”, mas como “produtos da evolução” e “expressões da natureza humana“.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …