Narcisistas podem ser irritantes, mas são mais bem-sucedidos

Os narcisistas podem ser pessoas irritantes que procuram constantemente chamar a atenção, mas são também mais propensos a ter sucesso, de acordo com um novo estudo internacional.

Mesmo que seus traços de personalidade possam parecer negativos, os cientistas acreditam que a crença de superioridade dos narcisistas gera uma espécie de “resistência mental”, que não lhes permite desistir.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em áreas como educação, trabalho e vida sentimental. O “elevado sentido de autoestima”, dizem, lhes assegura uma grande autoconfiança.

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços “sombrios” das personalidades “malévolas”. A este traço, soma-se a psicopatia e o maquiavelismo, sendo que os narcisistas tendem a ser egocêntricos, vaidosos e carentes de admiração alheia.

Segundo Kostas Papageorgiou, da Queen’s University, em Belfast (Reino Unido), a pesquisa mostra que os narcisistas são frequentemente bem-sucedidos socialmente, não se deixando intimidar pela rejeição e seu desejo por atenção pode torná-los “encantadores” e altamente motivados.

Ao deixar de lado a moralidade social convencional e focando apenas no sucesso, o “narcisismo pode parecer um traço muito positivo“, diz o psicólogo. “Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa”, acrescenta.

Esse traço pode ser insuportável para todos os que cercam os narcisistas, mas Papageorgiou acredita que esse tipo de autoconfiança sem limites também está ligada à capacidade de ser “mentalmente forte” e disponível para “abraçar desafios”.

Eu, eu e eu

De acordo com o psicólogo, o “poder” do narcisismo está atualmente à vista do público: o comportamento prevaleceu na cultura popular e está também presente nas redes sociais, na televisão em tempo real ou na política.

Papageorgiou faz parte de uma equipe de pesquisadores que incluiu acadêmicos da Goldsmiths, da Universidade de Londres, do King’s College, da Universidade do Texas em Austin (EUA) e da Universidade Metropolitana de Manchester. Os resultados foram publicados no mês de abril na Science Direct.

A equipe usou o desempenho de jovens em exames do Ensino Médio para demonstrar como os narcisistas conseguiam superar pessoas com mais capacidades.

Através de uma amostra de mais 300 alunos identificados como narcisistas de uma escola de ensino médio na Itália, os cientistas descobriram que eles tendem a obter melhores notas em provas do que seria esperado em outros testes de inteligência.

Os psicólogos disseram que – além de características como o egoísmo e a necessidade de dominar – os narcisistas tinham altos níveis de resiliência e de determinação.

Conclusão: os narcisistas em estudo não eram mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos. E, dessa forma, conseguiam ultrapassar outros alunos que teriam maiores capacidades.

Mais atraentes

Segundo Papageorgiou, os narcisistas carregam seu sentido de superioridade de forma a obter vantagens para a escola, universidade, trabalho – e até mesmo para o romance. “Os narcisistas são bastante carismáticos. Se passarmos muito tempo tentando ser charmosos e persuadindo outras pessoas, isso pode nos tornar mais atraentes”, explica.

Para o psicólogo, é possível que haja um elemento evolutivo que contribui para o aumento do narcisismo. Os narcisistas tendem a ter mais parceiros sexuais, acabando por transmitir mais os seus genes. Papageorgiou diz que cerca de 60% do narcisismo é herdado, sendo o resto moldado pelo ambiente.

Os narcisistas podem ser “absolutamente destrutivos para quem os cerca”, mas não há nada de inevitável nisso, podendo as pessoas com esses traços limitar o impacto do seu caráter nos outros. “Podemos controlar esses traços, em vez de deixar que nos controlem”, explicou.

O pesquisador conclui que os traços de personalidade não devem ser vistos como “bons ou ruins”, mas como “produtos da evolução” e “expressões da natureza humana“.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …