Narcisistas podem ser irritantes, mas são mais bem-sucedidos

Os narcisistas podem ser pessoas irritantes que procuram constantemente chamar a atenção, mas são também mais propensos a ter sucesso, de acordo com um novo estudo internacional.

Mesmo que seus traços de personalidade possam parecer negativos, os cientistas acreditam que a crença de superioridade dos narcisistas gera uma espécie de “resistência mental”, que não lhes permite desistir.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em áreas como educação, trabalho e vida sentimental. O “elevado sentido de autoestima”, dizem, lhes assegura uma grande autoconfiança.

Para os psicólogos, o narcisismo é um dos três traços “sombrios” das personalidades “malévolas”. A este traço, soma-se a psicopatia e o maquiavelismo, sendo que os narcisistas tendem a ser egocêntricos, vaidosos e carentes de admiração alheia.

Segundo Kostas Papageorgiou, da Queen’s University, em Belfast (Reino Unido), a pesquisa mostra que os narcisistas são frequentemente bem-sucedidos socialmente, não se deixando intimidar pela rejeição e seu desejo por atenção pode torná-los “encantadores” e altamente motivados.

Ao deixar de lado a moralidade social convencional e focando apenas no sucesso, o “narcisismo pode parecer um traço muito positivo“, diz o psicólogo. “Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que ninguém e que merece uma recompensa”, acrescenta.

Esse traço pode ser insuportável para todos os que cercam os narcisistas, mas Papageorgiou acredita que esse tipo de autoconfiança sem limites também está ligada à capacidade de ser “mentalmente forte” e disponível para “abraçar desafios”.

Eu, eu e eu

De acordo com o psicólogo, o “poder” do narcisismo está atualmente à vista do público: o comportamento prevaleceu na cultura popular e está também presente nas redes sociais, na televisão em tempo real ou na política.

Papageorgiou faz parte de uma equipe de pesquisadores que incluiu acadêmicos da Goldsmiths, da Universidade de Londres, do King’s College, da Universidade do Texas em Austin (EUA) e da Universidade Metropolitana de Manchester. Os resultados foram publicados no mês de abril na Science Direct.

A equipe usou o desempenho de jovens em exames do Ensino Médio para demonstrar como os narcisistas conseguiam superar pessoas com mais capacidades.

Através de uma amostra de mais 300 alunos identificados como narcisistas de uma escola de ensino médio na Itália, os cientistas descobriram que eles tendem a obter melhores notas em provas do que seria esperado em outros testes de inteligência.

Os psicólogos disseram que – além de características como o egoísmo e a necessidade de dominar – os narcisistas tinham altos níveis de resiliência e de determinação.

Conclusão: os narcisistas em estudo não eram mais inteligentes, mas eram mais confiantes e assertivos. E, dessa forma, conseguiam ultrapassar outros alunos que teriam maiores capacidades.

Mais atraentes

Segundo Papageorgiou, os narcisistas carregam seu sentido de superioridade de forma a obter vantagens para a escola, universidade, trabalho – e até mesmo para o romance. “Os narcisistas são bastante carismáticos. Se passarmos muito tempo tentando ser charmosos e persuadindo outras pessoas, isso pode nos tornar mais atraentes”, explica.

Para o psicólogo, é possível que haja um elemento evolutivo que contribui para o aumento do narcisismo. Os narcisistas tendem a ter mais parceiros sexuais, acabando por transmitir mais os seus genes. Papageorgiou diz que cerca de 60% do narcisismo é herdado, sendo o resto moldado pelo ambiente.

Os narcisistas podem ser “absolutamente destrutivos para quem os cerca”, mas não há nada de inevitável nisso, podendo as pessoas com esses traços limitar o impacto do seu caráter nos outros. “Podemos controlar esses traços, em vez de deixar que nos controlem”, explicou.

O pesquisador conclui que os traços de personalidade não devem ser vistos como “bons ou ruins”, mas como “produtos da evolução” e “expressões da natureza humana“.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …