A Netflix não costuma apresentar seus números, especialmente o de assinantes, então fica a cargo dos especialistas do mercado juntarem os dados e fazer uma avaliação com pesquisas complementares.
E foi assim que o pessoal da firma de Bernstein, em Wall Street, chegou à conclusão que a plataforma de streaming acumula mais de 17 milhões de assinantes no Brasil — superior aos 15,2 milhões de pagantes da TV por assinatura, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em julho de 2020.
O relatório diz que Netflix ultrapassou o número de assinantes de TV paga brasileira em junho, justamente em um dos períodos mais críticos da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), com o aumento do isolamento social.
Segundo os analistas da Bernstein, o maior trunfo da Netflix é “oferecer um produto superior por um quarto do preço da TV paga”.
Vale destacar que o plano mais barato da Netflix custa R$ 29,90, enquanto a TV paga da NET/Claro, que é a mais popular no país, sai por R$ 59,90 no combo com telefone e internet. Contudo, o estudo deve levar em consideração o pacote médio apenas de canais, que sai por R$ 99,99. Essa análise confirma o declínio do setor, com a queda da TV por assinatura tradicional e o aumento do uso de streaming.
E a seara promete ficar ainda mais concorrida, já que a Globoplay anunciou nesta segunda-feira (31) novos planos e a própria Netflix liberou uma nova forma de “degustação” gratuita de suas atrações.
E some aí a Disney+, que chega por aqui em novembro e deve chacoalhar a disputa; e o HBO Max, previsto para 2021, que devem chacoalhar ainda mais essa disputa.
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