Nobel da Física 2016 premia descoberta de segredos da matéria exótica no mundo quântico

O prêmio Nobel da Física 2016 foi atribuído esta terça-feira (4) a David J. Thouless e a F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz “pelas descobertas teóricas das transições das fases topológicas da matéria”.

A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu metade do prêmio ao escocês David Thouless e a outra metade aos britânicos Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz.

Segundo o comunicado da Real Academia Sueca das Ciências, os três cientistas britânicos “revelaram os segredos da matéria exótica no mundo quântico”, com possíveis aplicações na eletrônica.

“Os laureados deste ano abriram a porta para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Usaram métodos matemáticos avançados para estudar fases, ou estados, pouco habituais da matéria, como os supercondutores, superfluidos ou películas magnéticas finas”, refere o comunicado.

“Matéria exótica” é um termo que se refere à matéria que de alguma forma se desvia do normal, apresentando propriedades “exóticas” que violam as leis da física, como por exemplo uma partícula que tenha massa negativa ou partículas cujas propriedades sejam compreendidas de forma incompleta pela ciência, como as da matéria escura.

“Graças aos seus trabalhos pioneiros, a caça agora é por novas e exóticas fases da matéria”, conclui o comunicado da Real Academia das Ciências.

O galardão atribuído deixa de fora outras apostas para o Nobel da Física deste ano, como as novas descobertas no campo das ondas gravitacionais e da matéria escura, assim como dos exoplanetas.

Contactado em direto pela academia durante a cerimônia de anúncio do prêmio, Duncan Haldane se mostrou “muito surpreendido e muito grato” pela distinção.

“O trabalho foi realizado há muito tempo, mas agora há novas descobertas a acontecer baseadas nesse trabalho. Há muita esperança de que estes novos materiais tenham grande potencial”, disse o cientista, citado pelo Jornal de Notícias.

“Como em outras descobertas, tropeçamos nelas e nem percebemos suas implicações até que outras pessoas comecem a falar disso”, admitiu o físico britânico.

A temporada dos prêmios Nobel 2016 começou esta segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Química é anunciado amanhã, seguindo-se o Nobel da Paz (sexta-feira) e da Economia (dia 10). O Nobel da Literatura será atribuído no dia 13.

Os prêmios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O prêmio Nobel corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas, equivalente a três milhões de reais.

Ciberia

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …