Nobel da Química foi para os inventores da “máquina mais pequena do mundo”

(dr) Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o "nanocarro", um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o “nanocarro”, um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

O prêmio Nobel da Química 2016 foi hoje atribuído a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart and Bernard L. Feringa por estudos sobre o projeto e síntese de máquinas moleculares, que no futuro poderão ser usadas na medicina.

A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou essa quarta-feira (05/10) que o prêmio Nobel da Química vai para um trio de cientistas que desenvolveu estudos sobre o projecto e síntese de máquinas moleculares – chamadas “as menores máquinas do mundo“.

Os agraciados são o investigador francês Jean-Pierre Sauvage, o escocês sir J. Fraser Stoddart e o holandês Bernard L. Feringa, que “desenvolveram moléculas com movimentos controláveis capazes de realizar tarefas quando recebem energia”, informou o comitê do Nobel.

“As máquinas moleculares deverão ser usadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia”, afirmou a Academia Real de Ciências, em comunicado citado pela Deutsche Welle.

“Estes mecanismos são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo“, detalha o comunicado.

As descobertas ainda estão em período inicial de pesquisa e poderão, por exemplo, ser úteis na medicina. Uma das aplicações seria eventualmente o transporte de medicamento por nanorobôs.

Um nano-elevador molecular, músculos artificiais e um motor microscópico são algumas das aplicações práticas das máquinas moleculares que os três investigadores conceberam.

Os três vencedores do Prêmio Nobel recebem em conjunto 8 milhões de coroas suecas – cerca de 3 bilhões de reais.

A temporada dos prêmios Nobel 2016 começou na segunda-feira dessa semana, com o anúncio do Prêmio Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Na sexta-feira será anunciado o Prêmio Nobel da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prêmios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …