Nobel da Química foi para os inventores da “máquina mais pequena do mundo”

(dr) Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o "nanocarro", um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o “nanocarro”, um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

O prêmio Nobel da Química 2016 foi hoje atribuído a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart and Bernard L. Feringa por estudos sobre o projeto e síntese de máquinas moleculares, que no futuro poderão ser usadas na medicina.

A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou essa quarta-feira (05/10) que o prêmio Nobel da Química vai para um trio de cientistas que desenvolveu estudos sobre o projecto e síntese de máquinas moleculares – chamadas “as menores máquinas do mundo“.

Os agraciados são o investigador francês Jean-Pierre Sauvage, o escocês sir J. Fraser Stoddart e o holandês Bernard L. Feringa, que “desenvolveram moléculas com movimentos controláveis capazes de realizar tarefas quando recebem energia”, informou o comitê do Nobel.

“As máquinas moleculares deverão ser usadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia”, afirmou a Academia Real de Ciências, em comunicado citado pela Deutsche Welle.

“Estes mecanismos são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo“, detalha o comunicado.

As descobertas ainda estão em período inicial de pesquisa e poderão, por exemplo, ser úteis na medicina. Uma das aplicações seria eventualmente o transporte de medicamento por nanorobôs.

Um nano-elevador molecular, músculos artificiais e um motor microscópico são algumas das aplicações práticas das máquinas moleculares que os três investigadores conceberam.

Os três vencedores do Prêmio Nobel recebem em conjunto 8 milhões de coroas suecas – cerca de 3 bilhões de reais.

A temporada dos prêmios Nobel 2016 começou na segunda-feira dessa semana, com o anúncio do Prêmio Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Na sexta-feira será anunciado o Prêmio Nobel da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prêmios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …