Pare tudo o que você estiver fazendo e reserve alguns minutos para apreciar o céu nesta terça-feira (13). Isso porque uma chuva de meteoros deve acompanhar a superlua desta noite.
De acordo com a Nasa, no auge, 120 meteoros poderão ser vistos por hora. Já a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia apogeu.
Segundo o site “Space.com”, o auge da superlua será às 22h. Já a visibilidade da chuva de meteoros poderá ser atrapalhada pela lua.
“A lua brilhante irá reduzir a visibilidade de meteoros fracos em 5 a 10 vezes, transformando os geminídeos normalmente fantásticos em uma nota astronômica”, disse a Nasa em uma nota.
O termo superlua significa a lua cheia (ou nova) que coincide com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra. O apogeu é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da lua.
Esta é a terceira superlua do ano. A primeira foi 16 de outubro e a segunda em 14 de novembro de quando a lua cheia estava no seu mais próximo da Terra desde 1948. ela só voltará a ficar tão perto da Terra novamente em 25 de novembro de 2034.
// Fala RN