Notre-Dame terá primeiro concerto de Natal após incêndio

“A Notre-Dame é como a nossa casa”, disse Henry Chalet, regente do coral da Catedral de Notre-Dame, em entrevista ao canal de TV parisiense BFM. Ele contou estar ansioso para finalmente poder entrar na catedral novamente, depois de um ano e meio. Afinal, o coral se apresenta há 850 anos no lugar.

Vinte cantores do coro adulto se apresentarão na véspera de Natal junto com dois solistas e um organista. O concerto, que acontecerá sem público devido às rígidas restrições impostas devido à pandemia de covid-19, deverá ser transmitido ao vivo pela televisão.

Pela terceira vez desde o grande incêndio de abril de 2019, ocorrerá um evento dentro da famosa catedral. Anteriormente, em junho de 2019, o arcebispo de Paris, Michel Aupetit, celebrou uma missa na Capela da Virgem Maria diante de cerca de 30 pessoas, metade das quais eram padres.

Além disso, o arcebispo foi à catedral vazia e sem fiéis na Sexta-feira Santa deste ano para um “momento de meditação”. Várias sonatas de Bach foram tocadas pelo violinista Renaud Capuçon, e atores leram textos de Paul Claudel, Francis Jammes e Madre Teresa.

No ano passado, a tradicional missa da meia-noite de Natal foi transferida para uma tenda de circo no parque Bois de Boulogne, no oeste da capital francesa.

Como o órgão principal de Notre-Dame está sendo restaurado, um pequeno órgão foi alugado para o concerto de Natal de 2020.

Há um ano e meio, o incêndio devastador não só destruiu grande parte do telhado e da “flecha” (torre sobre a parte central da nave) ou “agulha”, do século 19, mas também a acústica única da catedral.

Pesquisadores do renomado Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS) e da Sorbonne estão atualmente no processo de reconstrução deste som único, que faz parte do patrimônio cultural acústico da França.

Boa hora

O concerto de Natal ocorre numa boa hora. Na última semana de novembro, um andaime gigantesco, que havia sido erguido antes do incêndio para reparar a “agulha”, foi removido. Para poder desmontá-lo, todo o contraforte teve que ser reforçado com vigas de madeira.

As barras de metal do andaime de 200 toneladas a 40 metros de altura foram coladas umas às outras pelo calor das chamas. Por muitos meses, o tempo esteve muito ruim para o início do desmonte, depois houve mais atrasos devido à pandemia.

Agora uma coisa é certa: a Notre-Dame poderá ser salva. As paredes poderiam ter desabado com o peso do andaime ou durante seu desmonte.

“A ameaça representada pelo andaime para a catedral não existe mais“, disse a ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot.

No início de 2021, serão instalados andaimes adicionais no interior, para que possam ser executadas obras na nave. Enquanto isso, o coro da Notre-Dame agora poderá dar um concerto de Natal ao vivo no local.

A estrutura do telhado e a “agulha” da catedral, projetada pelo arquiteto Viollet-le-Duc no século 19, devem ser recriadas com base no modelo histórico. A obra é planejada para estar concluída até os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, conforme prometeu o presidente francês, Emmanuel Macron. O cronograma é considerado extremamente ambicioso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …