Cientistas identificaram na Austrália uma nova espécie de aranha, que ganhou o nome de Bob Marley. A equipe associou a nova espécie Desis bobmaeyi à canção do músico de reggae High tide or low tide (Maré alta ou maré baixa). O aracnídeo emerge da água – onde vive – durante as maré baixas.
A música acompanhou cientistas do Museu de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, numa viagem de estudo a Porto Douglas para recolher aranhas que apresentam uma biologia única.
Na madrugada de janeiro de 2009, foram recolhidos espécimes machos e fêmeas desta nova espécie de aranha, que foram localizados e recolhidos de um coral-cérebro. Por volta das 2h, quando o mar recuou, ficou exposta a população destas aranhas na superfície.
As Desis bobmarleyi se adaptam à vida subaquática escondendo-se em conchas, corais ou algas durante a maré alta. Para respirarem, constroem câmaras de ar com seda. Na maré baixa, aparecem na superfície para se alimentarem de pequenos invertebrados que estão em rochas, corais ou plantas que ficam expostas.
De acordo com a pesquisa, publicada na Evolutionary Systematics, a nova espécie de aranha é, predominantemente, de cor avermelhada e amarronzada e tem patas de tons laranja e marrom. As fêmeas, ligeiramente maiores do que os machos, medem nove milímetros de comprimento (três milímetros a mais que os machos).
A Desis bobmarleyi é vista frequentemente na zona entre-marés da Grande Barreira de Corais, na costa nordeste de Queensland.
Ciberia // ZAP