Espécime gigante da aranha mais venenosa do mundo é encontrado na Austrália

(dv) The Australian Reptile Park

Uma aranha-teia-de-funil macho com 7,8 centímetros de comprimento foi capturada na Austrália e enviada para o Australian Reptile Park, um zoológico a 50 quilômetros de Sydney.

Este é o segundo maior espécime da aranha mais tóxica do mundo já recebido pelo parque. Ou seja, é um animal com o qual ninguém gostaria de se encontrar.

Devido ao tamanho, a aranha recebeu o nome de Colossus. A largura das pernas é de 7,8 centímetros, enquanto normalmente aranhas-teia-de-funil machos atingem “apenas” entre 1 a 5 centímetros.

Bizarramente, este nem sequer é o maior da espécie já encontrado. O Australian Reptile Park recebeu Big Boy em janeiro de 2016, um macho com valentes 10 centímetros.

Todas as aranhas-teia-de-funil são perigosas. O veneno mais tóxico entre as 35 espécies é certamente da aranha-teia-de-funil de Sydney (Atrax robustus), que pode facilmente matar um humano adulto.

Para completar, os machos da espécie não são somente agressivos, como conseguem se esconder em residências humanas em época de acasalamento, conforme vagam à procura de uma companheira.

A mortalidade, no entanto, é exatamente o que torna o veneno valioso. As aranhas são capturadas e enviadas para o zoológico justamente para a fabricação de antídotos, o que tem garantido que ninguém morra de uma mordida de teia-de-funil desde 1981, ainda que 30 a 40 pessoas sejam mordidas por ano.

Janeiro e fevereiro são os meses de pico para os predadores. As aranhas preferem locais úmidos, frescos e com sombra, incluindo interior de sapatos, lavandarias e pilhas de lenha.

Se você mora na Austrália, fique atento e tente chamar o controle local de pragas caso encontre um espécime.

O Australian Reptile Park possui um programa que extrai o poderoso veneno das aranhas uma vez por semana, sem matá-las. Em seguida, o veneno é enviado para um laboratório que produz o antídoto.

A mordida das aranhas-teia-de-funil é fatal apenas para primatas e insetos. O fato de o veneno nos atingir é provavelmente uma “patifaria” evolutiva, já que os primatas nem sequer são presas do animal.

Coelhos, que não são afetados pelo veneno, são injetados para que eus sistemas imunológicos produzam anticorpos contra o invasor, sem prejudicar o animal. Os anticorpos são depois colhidos para criar o remédio que neutraliza a toxicidade dessa aranha quando injetado em seres humanos mordidos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …